Acompanhado pelos ex-prefeitos Maurício Soares e Aron Galante, o candidato da Frente São Bernardo de Todos (PT, PTB, PV, PDT, PHS, PSL, PRTB, PR, PRB, PTN e PSC), Luiz Marinho, fez campanha nesta quinta-feira (7) nos bairros Botujuru e Terranova I. As principais reivindicações da comunidade são criação de creches e melhor atendimento na área da saúde. “O atual prefeito não fez nada pelo bairro, nem o básico. Precisamos muito de creches e também de um posto de saúde mais próximo”, disse Maria José Rocha.
Marinho afirmou que vai acabar com a falta de vagas nas creches e nas Emeis (educação de 0 a 6 anos) e que vai construir um novo hospital na cidade, além de melhorar a saúde. “Vamos ouvir a sociedade, dar voz ao povo e fazer parcerias com o governo do presidente Lula, que é boicotado pela administração desta cidade”, disse.
Fundado por Maurício Soares na época em que era prefeito pelo PT, no fim da década de 1980, o bairro Botujuru está praticamente abandonado pela Prefeitura. “Eu tenho fé que o Marinho vai ganhar. Espero que o povo tenha a cabeça no lugar e eleja o Marinho, porque ele é o melhor para a cidade”, disse a moradora Maria Ferreira.
Para piorar a situação, um córrego que virou esgoto a céu aberto corta o bairro. “Isso é falta de um plano de saneamento básico de longo prazo. O problema é grave e temos de começar a fazer alguma coisa. Não pode ficar parado como o governo que está aí”, disse Marinho.
Reforço
Enquanto o candidato cumprimentava e ouvia os moradores, Maurício Soares falava de cima do carro de som. “A população está cansada de ser ignorada, pois há anos que este bairro não recebe nenhuma melhoria. As últimas, como asfalto e saneamento, foram feitas na época em que eu era prefeito. O Marinho é um homem do povo e vai atender as necessidades da população carente”, disse.
Filiado ao PT há seis anos, o ex-prefeito Aron Galante, que governou a cidade no período 1983-1986, reforçou o corpo-a-corpo pedindo votos para o ex-ministro da Previdência. Na opinião dele, a experiência de Luiz Marinho é o ponto forte do candidato. “Um brasileiro como ele, que foi ministro da República, tem a experiência necessária para dirigir um município”, enfatizou.
Servidores
Pela manhã, dirigentes do Sindicato dos Servidores públicos acompanharam Luiz Marinho em corpo-a-corpo na porta da garagem da manutenção da Secretaria de Serviços Urbanos, no bairro Baeta Neves. Além de cumprimentar eleitores, o candidato da frente São Bernardo de Todos ouviu muitas críticas em relação à forma como o atual prefeito trata o funcionalismo e elogios ao seu trabalho como ministro do presidente Lula.
“Somos muito massacrados pelo prefeito, estamos com o salário defasado e não somos respeitados. Vou rezar muito para você se eleger prefeito”, disse um servidor que não se identificou por temer represálias por parte da administração municipal.
Já o motorista Arnaldo Brás Jordão, que está há 22 anos no serviço público, fez questão de declarar seu apoio a Marinho. “Se fosse para votar no senhor 10 mil vezes, eu votaria. É um prazer muito grande conhecê-lo pessoalmente. O senhor merece ser prefeito de São Bernardo”, afirmou.