O deputado estadual, Orlando Morando, ministrou palestra sobre o Rodoanel no dia 11 de agosto, para alunos do curso de logística da Faculdade Anchieta. Durante a palestra, o deputado expôs a importância do Rodoanel para o Estado de São Paulo e falou das obras do Trecho Sul, que abrangem as cidades do ABC.
A obra do Trecho Sul, com 64 km de extensão, representa investimentos da ordem de R$ 3,6 bilhões, incluindo a construção da rodovia, desapropriações, reassentamentos e compensações ambientais. Seu traçado inicia no trevo da rodovia Régis Bittencourt – no entroncamento com o trecho Oeste – interligando as rodovias Anchieta e Imigrantes, além do prolongamento da avenida Papa João XXIII. “Com a conclusão do trecho Sul em abril de 2010, mais o trecho Oeste, estima-se uma redução de cerca de 43% no movimento de caminhões na Marginal do Rio Pinheiro e de 37% na avenida dos Bandeirantes”, disse o deputado. “Além disso, o Rodoanel reduzirá drasticamente o risco de acidentes com cargas perigosas, garantindo índices menores do que os registrados atualmente nas áreas urbanas. Isso já acontece no Trecho Oeste”, completou.
Orlando Morando destacou que a construção do Rodoanel é uma modernidade que ocasionará em expansão industrial e econômica para todas as regiões, principalmente as do ABC. “Os próximos governantes terão que modernizar seus municípios à altura da modernidade que é o Rodoanel”.
O deputado explicou todo o traçado do Trecho Sul do Rodoanel, que foi projetado com a preocupação de possibilitar a criação de dois parques, de não permitir a ocupação desordenada e de recuperar áreas degradadas. “Para não induzir a ocupação nas zonas de mananciais, o Trecho Sul estende-se por 38km sem nenhum acesso às avenidas da região. Após o cruzamento com a Via Anchieta, prossegue em direção a Mauá, margeando o braço do Rio Grande, funcionando como uma barreira à ocupação desordenada e previne a degradação do manancial que abastece a região do ABC”, ressaltou Orlando Morando.
Outro ponto destacado por Orlando Morando é a recuperação de áreas degradadas, como portos irregulares de areia onde a extração predatória provocou erosão. “Após a recuperação, essas áreas receberão paisagismo e reurbanização. Foram projetadas travessias em locais adequados que possibilitarão a circulação de animais, minimizando a interferência com a fauna em seu habitat natural”, completou.
O Rodoanel Mário Covas, que foi idealizado pelo ex-governador, é a maior obra em andamento no Brasil. Sua principal finalidade é aliviar o trânsito da capital paulista, desviando e distribuindo o tráfego. O projeto tem um custo estimado de R$ 4 bilhões e término previsto para março de 2010.