O primeiro dia da propaganda eleitoral gratuita para prefeito no rádio contou com a participação do presidente Luis Inácio Lula da Silva, do governador de São Paulo, José Serra e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que pediram votos para seus candidatos.
O primeiro a entrar no ar foi o candidato Ciro Moura (PTC), seguido por Marta Suplicy (PT), que começou a rodada apresentando suas propostas e contou com a ajuda do presidente Lula.
No programa de Marta, um locutor anunciou para a candidata que ela tinha uma ligação importante em espera. Marta, então, "atende" a gravação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Quanta honra, presidente", disse. Na gravação, Lula afirmou que a "volta de Marta para a Prefeitura é a melhor coisa que pode acontecer em São Paulo agora".
Já Geraldo Alckmin (PSDB) preferiu começar falando de sua trajetória: durante cerca de quatro minutos, o programa abordou a biografia do tucano, ressaltando a amizade que tinha com o governador Mario Covas e a ligação com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que gravou um depoimento.
"Um bom prefeito tem que ter credibilidade, condição, ser leal. Geraldo Alckmin tem estas características e por isso eu voto nele", afirmou FHC. Os tucanos, entretanto, preferiram poupar a imagem do governador José Serra, que não foi citado no programa de seu partido.
O prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM) voltou a usar o nome do governador José Serra, mas partiu para o ataque direto contra a petista Marta Suplicy em seu primeiro programa.
"As escolas de lata eram uma vergonha para São Paulo. Não tem sentido fazer túnel, plantar coqueiro e ter escola de lata", falou. Kassab também atacou Marta com relação à saúde. "Sabe quanto a gestão anterior gastava? 15% do orçamento. Sabe quanto nós gastamos? 20%. Com saúde não se brinca", afirmou o prefeito.
O programa de Paulo Maluf (PP) não teve o depoimento do candidato, apenas um narrador e vinhetas dizendo que "ele é o cara".
Soninha Francine (PPS) falou diretamente ao público. "Você não precisa nem ver o que vai acontecer. O Alckmin falará o que fez no governo, a Marta falará que fez o Bilhete Único, o Kassab que fez a Cidade Limpa e o Maluf fez tudo. Mas política pode ser diferente disso tudo, a começar pelo horário eleitoral", afirmou.
Horário
Todas as segundas, quartas e sextas os candidatos à prefeitura poderão expor suas propostas no rádio e na TV, até o dia 2 de outubro, durante 30 minutos. Nas terças, quintas e sábados a vez é dos candidatos a vereadores.