Os moradores do Parque São Bernardo aprovaram o Projeto Cara Nova, que faz parte do plano de governo do deputado estadual e candidato a prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB). O candidato esteve no bairro no dia 19 de agosto, entregando o material de apresentação do projeto.
João Gomes de Oliveira, morador há 10 anos e comerciante há 2 anos no bairro, descreveu bem o sentimento da população. "Acho uma boa idéia o projeto Cara Nova, especialmente pela regulamentação dos imóveis. A Prefeitura irá arrecadar o IPTU e nós teremos nossa cidadania de volta. Nem sempre é opção das pessoas morarem em condições ilegais. As situações da vida é que nos levam a isso, por isso ter o direito a escritura da minha casa vai ser uma benção" afirmou.
Orlando Morando quer mudar completamente a cara de vários bairros de São Bernardo com o Projeto Cara Nova. “Por meio de parcerias, entre a Prefeitura e empresas privadas, as fachadas das casas, em muitos bairros urbanizados, serão rebocadas e pintadas sem custo nenhum para seus moradores”, afirmou. A cor das fachadas será escolhida por votação em assembléias realizadas com os moradores de cada bairro. O projeto inclui também a regularização das casas para que os moradores tenham o título de propriedade e escritura.
Saúde, segurança, qualidade de vida, conforto, valorização do imóvel e do bairro, promoção da auto-estima e cidadania da comunidade são alguns benefícios que o projeto irá proporcionar.
Para Orlando Morando, o projeto é uma iniciativa nova que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas. "É um projeto inovador e bem recebido pelas pessoas. É importante deixar claro, que as casas que receberão o projeto serão aquelas que estão em bairros com infra-estrutura completa".
Habitação é um dos pilares do governo do deputado, que pretende investir maciçamente nesta área. "Pretendo investir muito em habitação e quero ter os governos Federal e Estadual como parceiros. Como deputado estadual trouxe para a cidade mais de 2,2 mil moradias. Como prefeito pretendo, no mínimo, triplicar esta quantidade. A Prefeitura comprará os terrenos e oferecerá ao CDHU. O investimento será maciço", destacou Orlando Morando. "O que adianta a criança ter educação e saúde de qualidade, se não tem um lugar digno para morar", completou.