O presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Rubens Lara, elogiou o projeto da estação de tratamento de esgoto, que acaba de entrar em funcionamento no Jardim dos Pinheiros, em São Bernardo. Lara conheceu a estação na sexta-feira, dia 4 de abril. Esteve no Jardim dos Pinheiros, na beira da represa Billings, acompanhado do secretário municipal de Habitação e Meio Ambiente, Osmar Mendonça, e do coordenador de Ações Comunitárias, Ademir Silvestre.
“Esse projeto, correto e ambientalmente adequado, tem que ser estimulado. O exemplo de São Bernardo deve ser seguido em todo o Estado”, disse Lara, após comentar a importância da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) envolvendo Prefeitura, Ministério Público, sociedade civil e Organizações Não-Governamentais (ONG’s).
A assinatura do termo se deu após inúmeras reuniões entre os moradores e representantes da Prefeitura. Juntos, Poder Público e sociedade civil buscaram medidas práticas para pôr fim às condições precárias de saneamento do bairro e, ao mesmo tempo, proporcionar ganho ambiental para a represa Billings.
A estação, uma experiência pioneira, foi construída numa área de 400 m², a poucos metros da represa. O Jardim dos Pinheiros tem cerca de 3,5 mil habitantes. Ao todo, 360 mil litros de esgoto/dia deixaram de ser lançados diretamente nas águas da Billings.
|