A Comissão de Ética Pública da Presidência da República adiou a conclusão da análise sobre a conduta do chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, durante uma conversa com o ex-deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh, advogado Humberto Braz, ex-presidente da Brasil Telecom e um dos principais assessores do banqueiro Daniel Dantas, preso na Operação Satiagraha, da Polícia Federal.
De acordo com o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, o órgão precisa de mais tempo "para refletir" sobre o caso. Ele disse que já existe um esboço do relatório do advogado Roberto de Figueiredo Caldas, conselheiro da comissão. A próxima reunião do colegiado está marcada para o dia 29 de setembro, e o caso de Carvalho deve voltar à pauta. O diálogo entre Carvalho e Greenhalgh integra as investigações da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que levou à prisão o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. O ex-deputado pediu ao assessor de Lula que verificasse se o governo estava fazendo investigação sobre seu cliente.
Gilberto Carvalho admitiu ter conversado Greenhalgh sobre Humberto Braz, mas nega ter cometido tráfico de influência. Pertence explicou porque está impedido de analisar se houve influência da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no processo de venda da Varig e da Variglog. Ele disse que durante a venda das empresas foi consultado informalmente por advogados envolvidos nas negociações e por este motivo ausentou-se do caso. Com a decisão de Pertence, o julgamento está parado desde junho por falta de quorum mínimo. O colegiado tem apenas quatro conselheiros nomeados, exatamente o número necessário para julgar. O presidente Lula precisa nomear membros para três das sete vagas da comissão. Dilma é suspeita de ter beneficiado o fundo americano Matlin Patterson e mais três sócios brasileiros na compra das empresas aéreas, conforme acusações levantadas pela ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu, em junho deste ano.
|