O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a seus ministros que irá trabalhar pelas campanhas dos petistas Vanderlei Siraque, em Santo André (SP), e de Mário Reali, em Diadema (SP), ambos candidatos a prefeito nas eleições de outubro. Lula deve viajar para as cidades neste fim de semana, quando ele também deve subir nos palanques de Marta Suplicy, em São Paulo, e de Luiz Marinho, em São Bernardo do Campo.
O recado de Lula foi dado durante a reunião semanal de Coordenação Política, quando ele também explicou que deve comparecer às cidades de Vitória (ES), Natal (RN), Curitiba (PR) e Recife (PE). Nesses locais, o presidente prometeu pessoalmente sua presença para alavancar, por exemplo, as candidaturas de Gleisi Hoffmann, mulher do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, na capital paranaense, e de Fátima Bezerra, deputada federal pelo PT e candidata à prefeitura de Natal.
No Planalto existe uma lista de pedidos para que Lula marque presença nas cidades e, segundo interlocutores, existe a possibilidade de ele ampliar seu leque de participações. Prevendo o acirramento das oposições em outros locais, como Campinas (SP), Lula deve também gravar pronunciamento em rádio e TV em favor dos candidatos da base aliada. "Ele vai gravar onde os adversários forem mais contundentes contra o governo", explicou o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro. "Esse próximo mês vai ser um mês muito político", completou o ministro.
Belo Horizonte
Durante a reunião de Coordenação Política, ocasião em que o presidente reúne seus principais ministros, o vice-presidente José Alencar comentou ainda o rápido crescimento das intenções de voto do candidato apoiado por Aécio Neves e pelo PT, Márcio Lacerda (PSB), em Belo Horizonte.
O político cresceu 15 pontos em um mês, apontam os últimos resultados da pesquisa DataFolha, chegando a 21% e empatando na liderança com Jô Moraes (PCdoB).
|