Com o intuito de transmitir aos visitantes e freqüentadores a importância da Páscoa, bem como sua origem e significados, o Central Plaza traz, de 1º a 21 de abril, a mostra “Páscoa dos Povos – Um Mundo de Paz” que consiste numa alusão à união dos povos pela celebração desta data tão bonita, além de levar ao público a comemo-ração nos outros continentes. Na Praça de Eventos, a garotada também poderá ir para casa com uma linda maquiagem de coelhinho.
No Corredor Principal do Shopping, bonecos de 1,20 de altura retratarão meninos e meninas celebrando a festa em várias partes do Mundo em meio a um cenário colorido e rico em detalhes, com painéis e figuras tridimensionais representando as diversas culturas e gerações unidas pela paz e fraternidade. Os conti-nentes e textos no piso funcionarão como didática a todos que tenham curiosidade em aprender mais sobre o assunto.
A palavra Páscoa vem do hebraico, Pessach, que significa vida nova. Os hebreus foram os primeiros a comemorá-la. Em termos históricos, celebram a libertação da escravidão no Egito, a passagem através do Mar Vermelho e a origem de um povo com religião e destino em comum. Com este sentido de libertação é que, até hoje, os judeus a comemoram. No Cristianismo, a Páscoa também é lembrada com a ressurreição de Jesus Cristo. Segundo a Bíblia, ela teria ocorrido três dias após sua crucificação. Principal festa do ano litúrgico Cristão, o domingo da Páscoa tem um destaque maior que os outros, pois festeja-se uma espécie de aniversário.
Ao redor do mundo os povos têm diferentes maneiras de realizar esta comemoração. Na China, por exemplo, o “Ching-Ming” é uma festividade onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas de refeições e doces. Já na Europa, as tradições incluem a decoração de ovos cozidos e brincadeiras, como rolá-los ladeira abaixo, sendo vencedor aquele que rolar mais longe sem quebrar. O costume mais forte nos Países da Europa Oriental (Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia) é a decoração de ovos para presentear amigos e parentes.
A Páscoa da Suécia lembra o Dia das Bruxas americano. Na quinta-feira Santa, a meninada se caracteriza e visita seus vizinhos, deixando cartões escondidos nas caixas de correio ou debaixo das portas para conseguir doces ou dinheiro, mas ninguém pode ver quem os colocou. A população indiana, que segue o hinduísmo, promove o “Festival Holi”, para lembrar como o Deus Krishna apareceu. As pessoas dançam, tocam flauta e preparam comidas especiais para levar aos amigos. O dono da casa, onde ocorre a festa, marca a testa de seus convidados com pó colorido.
Nos Estados Unidos a brincadeira da “casca do ovo” é a mais tradicional. Ovos de chocolate são escondidos pela casa ou quintal a serem descobertos pelos pequenos na manhã de Páscoa. Em algumas cidades, a “casca do ovo” é um evento da comunidade e os ovos são escondidos em praça pública. No Brasil e na América Latina, o mais comum é a garotada montar seus próprios ninhos sejam de vime, madeira ou papelão, forrá-los com palha ou papel picado e deixá-los para o coelho encher de doces de madrugada.
Sem dúvida, esta é uma Exposição diferente e que encantará a todos, além de informar como é a Páscoa ao redor do Planeta e lembrar o quanto ela é essencial, graças ao seu incentivo em semear a paz, independente da cultura ou religião.
A Exposição está aberta diariamente das 10 às 22 horas.
Vale a pena conferir!
Central Plaza Shopping – Av. Dr. Francisco de Mesquita, 1000
Vila Prudente - Fone: 6914-0422.
|