Fuzileiros navais dos Estados Unidos chegaram neste domingo a Tikrit, a cidade natal de Saddam Hussein, 150 quilômetros ao norte de Bagdá, sinalizando uma iminente queda do último grande reduto de forças leais ao regime, disseram autoridades militares norte-americanas.
O chefe do Comando Central da coalizão, general Tommy Franks, disse que as mais recentes notícias que recebeu davam conta de pouca ou quase nenhuma resistência.
No entanto, Franks não informou se a força norte-americana já estava no centro da cidade ou ainda em suas imediações.
Antes da chegada dos fuzileiros navais à região, imagens transmitidas pela CNN mostraram que não havia sinais de atividades iraquianas de defesa nos subúrbios de Tikrit.
O correspondente da CNN Brent Sadler disse ter visto uma grande quantidade de tanques iraquianos abandonados em Tikrit, acrescentando que, aparentemente, não havia mais uma defesa militar organizada, mas apenas alguns bolsões de resistência.
Embora Tikrit tivesse sido apontada como um possível local de um último grande confronto com forças leais a Saddam Hussein, as autoridades norte-americanas reduziram, nos últimos dias, a perspectiva de uma batalha significativa devido a deserções e aos danos causados à defesa inimiga pelos bombardeios aéreos.
|