Reforçar a sua gama de produtos. É com essa intenção que a Mercedes-Benz apresenta o GLK 280, modelo equipado com motor 3.0 V6 que passou a ser comercializado a partir do mês de dezembro do ano passado. Apresentado oficialmente durante o Salão do Automóvel, que ocorreu no mês de outubro de 2008 — portanto, antes da crise financeira que abalou principalmente o setor automotivo —, o SUV com a marca da estrela chega custando R$ 225 000.
Se considerar que ele vem importado e a moeda americana não vive a sua melhor fase, o GLK V6 pode parecer caro. Porém, se considerar que ele reúne tecnologia, conforto e bons equipamentos de série, seu preço é atraente. Além, é claro, da exclusividade que a nova versão, inspirada na robusta Classe G, tradicionalmente conhecida por suas habilidades todo-terreno e que foi lançado em 1979, exibiu durante esse teste. O GLK reúne características off-road (herdadas do Classe G) com o luxo e o conforto provenientes do Classe C, modelo com o qual ele divide a mesma plataforma. Por isso, a marca o trata como um SUV de alto luxo e porte médio, e não como um crossover.
O fato é que, independentemente da definição dada à sua carroceria — SUV, crossover ou jipe —, o GLK impõe respeito por onde ele passa. Seja com o seu desempenho esportivo ou pelo jeitão quadrado da sua carroceria que remete ao Classe G. E não deixa dúvidas que o modelo tem sob a sua plataforma algum recurso off-road que garante a sua integridade. Durante a sua avaliação, na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, o robusto motor 3.0 V6 de 231 cv de potência e 30,6 kgfm de torque levou o GLK a fazer o tempo de 9s3 para alcançar o seu objetivo.
Equipado com ESP e sistema de tração integral 4MATIC, de tração em todas as rodas, durante a arrancada o GLK partiu grudado no chão esbanjando estabilidade. O mesmo aconteceu no final da reta da pista de testes quando, ao atingir 196 km/h, aferidos pelo equipamento de testes, o modelo foi domado com suavidade sem comprometer a estabilidade direcional durante a frenagem, graças ao sistema de suspensão Agility Control, que monitora eletronicamente o amortecimento dos eixos de acordo com o modo de dirigir.
Na retomada de velocidade, partindo de 80 até 120 km/h, o V6 que equipa o GLK nem precisou muito esforço para recuperar o fôlego: 7s6! Outro ponto forte do SUV está em seu câmbio eletrônico 7G-Tronic, que permite operar as 7 marchas automaticamente ou por leves “tapas” para os lados da alavanca seletora de marchas localizada no console central. Seja qual for o modo selecionado, as respostas são sempre rápidas e eficientes. Igualmente são as reações na hora de frear o carro, quando o comportamento do GLK foi exemplar para o seu porte. O responsável pelos bons números de frenagem foi o sistema de assistência de frenagem (BAS), que fez o Mercedes-Benz GLK parar, vindo de 0 a 100 km/h, em bons 37,4 m.
Quanto aos equipamentos de série, o GLK oferece uma lista bem recheada: apoios de cabeça Neck Pro, airbags frontais de dois estágios, airbags do tipo cortina laterais, ABS, ESP, BAS, tração integral, bancos de couro, piloto automático, ar-condicionado digital, ajustes elétricos para o banco do motorista, vidros, travas e retrovisores elétricos entre outros. Ele é ou não é um SUV de alto luxo?
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