Cidade Educadora distribui livros para 20 mil alunos

 

Litoral - 18/03/2009 - 15:39:03

 

Cidade Educadora distribui livros para 20 mil alunos

Este ano o programa de incentivo à leitura atenderá estudantes de 1º a 5º ano

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Cerca de 20 mil alunos recebem nesta semana os livros do programa Cidade Educadora, implantado na Rede Municipal de Ensino de Praia Grande há um ano. O programa de incentivo à leitura, que em 2008 foi realizado com 13 mil alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, a partir desse ano atingirá estudantes do 1º ao 5º ano, o que representará um aumento de mais de 50% no número de crianças que participarão das atividades.

Para entregar os livros aos alunos, cada escola criará um momento especial, com a presença dos pais. “Por se tratar de um livro diferente, de caráter literário e não didático, e pelo fato do estudante poder levá-lo para casa, ele é recebido como um presente. Para marcar a entrega, cada escola cria um momento diferenciado, levando as crianças e seus pais a valorizarem o material”, explica a chefe do Departamento Pedagógico, Sandra Galvão.

Além disso, os pais também receberão uma carta do prefeito, explicando a importância do programa. “Nessa carta, o prefeito incentiva os pais a estimularem a leitura do livro em casa”, destaca.

Diário – Além do livro de histórias, o aluno leva para casa o Diário de Bordo, um livro para anotações referentes às histórias. “É uma continuidade do trabalho em sala de aula. Nesse diário, ele pode escrever o que aprendeu naquele dia, o que achou da história ou do personagem, entre outros aspectos pedagógicos”, pontua Sandra.

Programa - Utilizando como subsídio uma coleção de livros transdidáticos da editora Aymará, o Cidade Educadora incentiva a leitura, eleva a auto-estima do estudante, aborda valores éticos e morais, estimula a criatividade, valoriza o diálogo e favorece um ambiente prazeroso em sala de aula, facilitando o processo de alfabetização e formando leitores críticos e cidadãos conscientes.

Outro diferencial do programa são as constantes capacitações oferecidas aos professores que lidam com as publicações. Educadores da editora Aymará percorrem as escolas, acompanhando o trabalho dos docentes de perto, tirando suas dúvidas e dando sugestões de atividades que podem ser realizadas a partir dos livros. Isso sem contar os cursos, oficinas e palestras que ocorrem ao longo do ano sobre o programa.

De acordo com a secretária de Educação, Maura Lígia Costa Russo, o Cidade Educadora está em total sintonia com a metodologia de ensino da rede municipal, que desenvolve um trabalho focado na abordagem de temas ligados à cidadania e aos valores. “É um material que leva a criança a refletir sobre seu papel no mundo”, salienta. “Esse foi um dos diversos fatores que nos levaram a adotar o programa”.

A chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Rosana Banzato, destaca que os assuntos abordados nos livros atraem a atenção das crianças por se apresentarem de forma próxima ao seu cotidiano. “As histórias trazem situações e dilemas vividos por crianças comuns, como nossos alunos. Por isso se identificam com os personagens e se envolvem”.

O fato do estudante ser o dono do livro também faz diferença, aumentando sua auto-estima e despertando seu interesse.

Vale ressaltar que a coleção Cidade Educadora não substitui os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mas vem para complementá-los.

Aymará – Sediada em Curitiba (PR), a Aymará Edições & Tecnologia faz parte do Grupo Sagarana e foi criada com o objetivo de gerir de maneira inovadora e eficiente empreendimentos educacionais. Para isso, conta em sua equipe com profissionais especializados, que possuem vasta experiência junto ao mercado editorial. Além de Curitiba (PR) - região reconhecida como um dos mais importantes pólos educacionais brasileiros – a Aymará possui ainda unidades de negócios em Salvador (BA), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), São Carlos (SP) e Santo André (SP).

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo