ABCD - 22/05/2018 - 18:37:27

 

Por trânsito mais seguro, São Bernardo amplia ações educativas pelo Maio Amarelo

Por trânsito mais seguro, São Bernardo amplia ações educativas pelo Maio Amarelo

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Em alusão ao mês, prefeito Orlando Morando ministrou palestra a alunos da rede municipal sobre postura e obrigações de um bom condutor

Em alusão ao mês, prefeito Orlando Morando ministrou palestra a alunos da rede municipal sobre postura e obrigações de um bom condutor


Com objetivo de formar motoristas conscientes e reduzir a violência no trânsito através de ações educativas, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Transportes e Vias Públicas, vem reforçando ao longo de todo o mês de maio as atividades de orientação para os alunos da rede municipal de ensino no Centro de Reflexão do Trânsito (CTR), localizado no bairro Anchieta. Nesta terça-feira (22/05), o espaço recebeu grupo de estudantes do 4º ano da EMEB Nádia Aparecida Issa Pina, que realizou simulação de uma situação de trânsito em uma minicidade montada especialmente para formar futuros condutores responsáveis.

Na iniciativa denominada “Vivência no CRT”, os alunos participam de uma palestra, onde são explicadas as principais regras de trânsito. Em ação comemorativa ao Maio Amarelo, a palestra ministrada para as crianças nesta terça-feira contou com participação do prefeito Orlando Morando, que explicou de forma didática as principais práticas que devem ser adotadas por quem deseja ser um condutor responsável no futuro.

“As crianças têm papel fundamental neste despertar da consciência no trânsito, porque ajudam a educar e fiscalizar as atitudes dos pais. Quanto mais cedo se aprende a ter um trânsito seguro, mais rapidamente essa nova postura gera reflexos no dia-a-dia da cidade, ajudando a reduzir os índices de acidentes”, destacou o chefe do Executivo. A ação também contou com participação do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

Depois da aula coletiva, os estudantes têm a oportunidade de aplicar o que aprenderam em uma vivência no circuito aberto, passando por experiências no papel de ciclistas, pedestres e passageiros. Além de aprenderem as regras básicas, as crianças são estimuladas a reconhecer os equipamentos e a sinalização de trânsito como semáforos e faixas de pedestre. A ampliação das abordagens e dos programas de conscientização junto à população já começa dar resultados.

De acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), São Bernardo já exibe números reduzidos de óbitos causados por acidentes no trânsito, na comparação com anos anteriores. Em todo o Grande ABC, a queda no volume de ocorrências recuou 19%, acompanhando tendência do Estado, que também apresentou retração 3,3% nos acidentes com vítimas fatais, em relação a 2017.

Maio amarelo - A campanha integra o plano da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca reduzir pela metade o número de vítimas no trânsito, por meio do programa “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que colocou o Brasil em quinto lugar entre os países recordistas em morte no trânsito. Em São Bernardo, a ação se estenderá até o próximo dia 27, com blitz educativas, palestras, caminhada e distribuição de laços amarelos nos semáforos e equipamentos públicos.

 



;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




STF aprova compartilhamento total de dados financeiros da Receita Federal com o MP sem autorização judicial


CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PUBLICAÇÃO DA FOLHA DE S. PAULO


Recadastramento de telefones pré-pagos termina hoje,18, para 17 estados


Orlando Morando inaugura novo trecho do corredor Alvarenga


Medida Provisória acaba com o DPVAT


Senado aprova PEC que adia quitação de precatórios