Cultura - 16/04/2021 - 14:41:42

 

Via Cultural promove semana de exibição gratuita e online dos filmes do cineasta Elyseu Cavalleiro

Via Cultural promove semana de exibição gratuita e online dos filmes do cineasta Elyseu Cavalleiro

 

Da Redação com agências

Foto(s): Reprodução

 

Via Cultural SP

Via Cultural SP


Na próxima segunda-feira, 19 de abril, o Instituto Via Cultural, por meio do ProAC LAB (Programa de Ação Cultural - Lei Aldir Blanc), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal, promove a exibição gratuita e online dos filmes de Elyseu Visconti Cavalleiro, cineasta com mais de 50 anos de carreira, que faleceu em 2014.

As exibições dos filmes acontecerão de 19 a 24 de abril, sempre às 21h, no canal da Via no Youtube.

Os dois longas-metragens de ficção de Elyseu, Os Monstros de Babaloo (1970) e O Lobisomem – O Terror da Meia-Noite (1972), que têm Betty Faria, Helena Ignez, Zezé Gonzaga e Wilza Carla no elenco, serão exibidos nos dias 19 e 20 de abril, respectivamente.

Os documentários do diretor serão exibidos nos dias que seguem. Na quarta-feira, 21 de abril, serão exibidos os curtas Ticumbi (1975), Chico Tabibuia – Alma Dourada (1998) e o longa Elyseu Visconti – Em busca de uma atmosfera (2004).

Na quinta-feira, 22 de abril, serão exibidos os curtas Folia do Divino (1968), Maracatu: Estrela da Tarde (1978), Feira de Campina Grande (1979) e Cavalo-marinho da Paraíba (1979).

Na sexta-feira, 23 de abril, serão exibidos os curtas Marra-paiá (1989), Paraty – Arquitetura ColonialParaty NoturnoSão Benedito – O santo preto de Paraty (2003) e Festa do Divinno – Paraty.

No sábado, 24, serão exibidos os curtas Bom Jesus da Lapa, Salvador dos Humildes (1969), Boi Calemba (1979), Guerreiro (1981), Pastoril (1982), O Palhaço na Folia de Reis (1998) e Coroação do Rei Congo (2002).

No domingo, 25, serão reprisados os filmes Elyseu Visconti – Em busca de uma atmosfera, às 15h, Os Monstros de Babaloo, às 18h, e O Lobisomem – O Terror da Meia-Noite, às 21h.

A ação é parte do projeto “Cinema de Invenção – Entre os Ditos e a Ditadura”, evento em homenagem ao cineasta Elyseu Visconti Cavalleiro, totalmente online e gratuito, que está acontecendo desde o dia 1 de março, com uma programação recheada de cursos, webinares e debates, com a participação de grandes nomes do cinema nacional.

Todas as informações sobre o projeto e a programação completa estão disponíveis em: https://www.viaculturalblog.org.br/cinema-de-invenção

Sobre Elyseu Visconti Cavalleiro

O cineasta Elyseu Visconti Cavalleiro foi diretor, produtos e um artista experimentalista. Herdeiro de plasticidade ímpar, expressada no desenho e nas artes gráficas, produziu nos anos da ditadura no Brasil, uma cinematografia autoral, antropológica e delirante, distribuída entre dois longas-metragens (Monstros de Babaloo e O Lobisomem – O Terror da Meia Noite) e, dezenas de documentários sobre cultura popular, arquitetura colonial e outros temas.

;

Links
http://www.viacultural.org.br/
Vídeo


Últimas Notícias




Prefeito Orlando Morando assina ordem de serviço para revitalização asfáltica de novo trecho da Estrada Marco Polo


Paço de São Bernardo recebe iluminação especial para festividades de Natal


Alexandre de Moraes abre inquérito contra Jair Bolsonaro na CPI da pandemia


CDHU repassa R﹩ 100 milhões para construção de mais 728 moradias no Grajaú


Pandemia fez crescer cursos de especialização no país, mostra estudo


Prefeito Orlando Morando e ministro Queiroga entregam 1ª radioterapia pública da região no Hospital Anchieta