Lazer - 25/06/2021 - 18:10:23

 

Casarão da Chácara Silvestre reabre neste sábado (26/06) com exposição do edital de artesanato da Lei Aldir Blanc

Casarão da Chácara Silvestre reabre neste sábado (26/06) com exposição do edital de artesanato da Lei Aldir Blanc

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Omar Matsumoto / PMSBC

 

Segundo Andresa de Moraes, curadora da exposição, este edital foi elaborado para atender artesãos que sofreram o impacto da pandemia. Por fim, tornou-se uma grata surpresa

Segundo Andresa de Moraes, curadora da exposição, este edital foi elaborado para atender artesãos que sofreram o impacto da pandemia. Por fim, tornou-se uma grata surpresa


A atriz e artesã Lauren Barbosa, de 22 anos, moradora do bairro Areião, terá uma experiência inédita na vida. Como uma das contempladas pelo edital “Prêmio Mostra de Artes – Artesanato”, da Lei Federal Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020), terá a sua criação artística denominada de “Mini Museu” exposta no Casarão da Chácara Silvestre, ao lado das obras de mais 36 artesãos premiados.

Sede do Centro de Referência das Culturas Populares e Tradicionais, o espaço será reaberto neste sábado (26/06), às 10h, apenas para convidados, depois de mais de um ano fechado em virtude da pandemia de Coronavírus. O local será liberado para visitação ao público geral na terça-feira (29/06). O período de visitação da mostra vai até 27 de agosto, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, com agendamento e protocolo específico para a segurança dos visitantes.

Segundo Andresa de Moraes, curadora da exposição, este edital foi elaborado para atender artesãos que sofreram o impacto da pandemia. Por fim, tornou-se uma grata surpresa. “Esse processo da Lei Aldir Blanc revelou inúmeros talentos e fortaleceu o relacionamento com os artesãos. Encontramos um grupo múltiplo, diverso e com trabalhos incríveis que vão além da utilidade”, afirmou.

Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto José Guazzelli, a Mostra de Artesanato é um exemplo de trabalho em conjunto, entre a equipe da Secretaria de Cultura e Juventude e a sociedade civil. "Esse trabalho permitiu com que houvesse não só o apoio financeiro emergencial, mas também a valorização dessa classe artística. A mostra é a finalização desse processo de trabalho de sucesso", disse.

MINI MUSEU

Com o seu “Mini Museu”, Lauren Barbosa é um dos destaques. Entre as esculturas está a releitura dos quadros “Noite Estrelada”, de Van Gogh, e “Monalisa”, de Leonardo Da Vinci. Há outros personagens retratados como a atriz Fernanda Montenegro, os apresentadores Chacrinha e Sílvio Santos, entre outros.

A relação de Lauren com o artesanato começou como o da maioria das pessoas: fonte de renda para auxiliar a família. “Comecei a fazer colares e chaveiros para vender”. Ao saber do edital, resolveu testar seu talento como escultora. “Não usei uma técnica específica, além do biscuit, usei outros materiais como madeira e isopor para deixar as esculturas mais leves. Estou muito feliz por participar de uma exposição pela primeira vez”, disse.

AGENDAMENTO

A visitação está aberta para grupos de 20 pessoas. Para agendar a visita, basta ligar para o telefone (11) 94795 1451 ou enviar e-mail para chacara.silvestre@saobernardo.sp.gov.br.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Bolsonaro sequestra Dia da Independência para salvar sua pele


Em reação a Bolsonaro, Fux fala em crime de responsabilidade, mas Lira não cita impeachment


Ex-assessor de Trump compara PF aos nazistas após ser parado em aeroporto


As ameaças de Bolsonaro e a ruptura institucional dos Poderes


Aras vê censura em prisão de Jefferson, mas processa professor Corado, da USP, que o criticou


Como obras de arte ajudam a denunciar atrocidades históricas