ABCD - 05/04/2022 - 17:17:10

 

Toyota vai fechar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

Toyota vai fechar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Toyca anuncia que irá deixar São Bernardo

Toyca anuncia que irá deixar São Bernardo


Uma das fábricas de automóveis mais antigas do Brasil (60 anos|) vai fechar as portas.

Toyota do Brasil disse nesta terça-feira (5) que vai encerrar as operações na unidade de São Bernardo do Campo (SP) até 2023 a primeira da empresa fora do Japão.

O local será desativado de forma gradual entre o final deste ano e novembro de 2023.

De acodo com a montadora, a fábrica de São Bernardo vinha sendo responsável por produzir peças para a linha de motores em Porto Feliz (SP) e componentes de exportação para a montagem do motor do sedã Camry, nos Estados Unidos.

Ainda, confoem a Toyota do Brasil, “será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista” de se realocarem em outras unidades da empresa. Na atualidade cerca de 550 pessoas trabalham no local em São Bernardo.

A empresa disse que a decisão "buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no país."

No final de 2020, a Toyota do Brasil inicialmente, tenha decididonessa que a sede administrativa da empresa seria transferida de São Bernardo para Sorocaba, onde funciona a fábrica responsável por produzir Corolla Cross, Yaris e Etios (para exportação).

Semana passada, a Toyota do Brasil anunciou um investimento de R$ 50 milhões em Indaiatuba (SP), para modernizar a linha do Corolla. Em Porto Feliz onde são produzidos os motores dos modelos nacionais da montadora.

Orlando Morando. PSDB, prefeito de São Bernardo do Campo, disse que somente soube da informção no final do dia.

Toyota Way | A Nova Filosofia

"A indústria automotiva está passando por uma transformação única neste século. Da mesma forma que a Toyota passou de fabricante de tear a montadora de automóveis, agora estamos nos reinventando como empresa de mobilidade. Não se trata de negar nosso passado. Mas também não podemos continuar da mesma forma. Estamos agora em um território desconhecido e é hora de redesenhar a Toyota, a nossa filosofia, o nosso Toyota Way. O Toyota Way 2020 nos guia neste período de mudança e, ao mesmo tempo, nos transforma para continuarmos produzindo felicidade em massa pelos próximos 100 anos. Juntos, construiremos a nova Toyota. Produzindo felicidade para todos. Para as pessoas, a sociedade, felicidade e para realizar sonhos. A paixão sempre será o motor que nos impulsiona a seguir adiante. Nós unimos nossos três pontos fortes para criar um valor novo e único que vem do “Toyota Way”: a NOVA FILOSOFIA TOYOTA".

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




MASP Escola OnLine


Morre o cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo


Conta de luz fica mais cara a partir do dia 4 de julho em 24 cidades paulistas


Governo de SP anuncia redução de ICMS do gás de cozinha e preço do botijão deve cair, em média, R$ 3,38


As longas filas da pobreza e o auxílio brasil


Riscos às contas públicas de PEC que turbina gastos sociais em ano eleitoral