No último domingo (06/07), é celebrado o Dia Mundial das Zoonoses, doenças transmitidas por animais ao ser humano e vice-versa, como dengue, doenças de chagas, febre amarela e raiva. No município de Diadema, a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) é responsável, junto com outros serviços da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por planejar e executar ações de prevenção e combate a essas e outras enfermidades.
Segundo o responsável pela Secretaria Municipal da Saúde, Antônio Carlos do Nascimento, a população tem papel fundamental na prevenção das zoonoses. “O setor público adota ações voltadas para a saúde humana, animal e ambiental. E é importante que os moradores conheçam a transmissão das doenças e, com isso, possam adotar hábitos para eliminar a cadeia de transmissão, como é o caso da vistoria em casa e a vacinação para inúmeras doenças”, explicou.
Raiva
Entre as ações de rotina, está a vacinação antirrábica gratuita em cães e gatos que, a partir de abril deste ano, passou a ser disponibilizada toda quarta-feira, mediante agendamento prévio pelo telefone 4059 5892 ou 4055 5812. O atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 15h, na sede da UVZ, no bairro Inamar.
Nos primeiros seis meses de 2025, foram imunizados contra a raiva 481 cães e 237 gatos. Além disso, a UVZ ainda realiza diagnóstico e acompanhamento de animais com esporotricose, um tipo de micose transmitida por gatos a outros animais e a humanos.
-
Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ)
-
Rua Capela, 380 – Inamar.
-
Tel.: 4059 5892 e 4055 5812.
|