Brasil, Cabo Verde e Portugal agora já conhecem seus primeiros adversários na Copa do Mundo da FIFA 2026™, a maior de todos os tempos. Nesta sexta-feira (5), foi realizado o sorteio que definiu os 12 grupos do torneio, que será disputado pela primeira vez em três países: Canadá, Estados Unidos e México.
Cabeça-de-chave no Grupo C, o Brasil terá Marrocos, Espela frente. Já Cabo Verde foi sorteado no Grupo H, com a companhia de Espanha, Arábia Saudita e Uruguai. Portugal, cabeça-de-chave no Grupo K, vai enfrentar Colômbia, Uzbequistão e o Vencedor da Chave 1 do Torneio Classificatório (RD do Congo, Jamaica ou Nova Caledônia). Veja como foi a divisão dos potes e os procedimentos para a formação dos grupos.
A tabela oficial da Copa do Mundo será divulgada no FIFA.com neste sábado (6), com sedes e horários de todas as 104 partidas, às 14h de Brasília, 16h de Praia e 17h de Lisboa. A Cidade do México vai sediar o jogo de abertura na quinta-feira, 11 de junho de 2026, com o México entrando em campo. Já Nova York-Nova Jersey terá a honra de receber a final da Copa do Mundo no domingo, 19 de julho de 2026.
Veja os grupos da Copa do Mundo da FIFA de 2026
Grupo A
México África do Sul República da Coreia Tchéquia/Dinamarca/Macedônia do Norte/República da Irlanda
Grupo B
Canadá Bósnia e Herzegovina/Itália/Irlanda do Norte/País de Gales Catar Suíça
Grupo C
Brasil Marrocos Haiti Escócia
Grupo D
Estados Unidos Paraguai Austrália Kosovo/Romênia/Eslováquia/Turquia
Grupo E
Alemanha Curaçau Costa do Marfim Equador
Grupo F
Holanda Japão Albânia/Polônia/Suécia/Ucrânia Tunísia
Grupo G
Bélgica Egito RI do Irã Nova Zelândia
Grupo H
Espanha Cabo Verde Arábia Saudita Uruguai
Grupo I
França Senegal Bolívia/Iraque/Suriname Noruega
Grupo J
Argentina Argélia Áustria Jordânia
Grupo K
Portugal RD do Congo/Jamaica/Nova Caledônia Uzbequistão Colômbia
Grupo L
Inglaterra Croácia Gana Panamá
Seis das 48 seleções participantes da Copa do Mundo FIFA de 2026 ainda não foram definidas e só serão conhecidas em março de 2026.
Quatro delas virão da repescagem europeia, que serão disputados por 16 seleções: Albânia, Bósnia e Herzegovina, República Tcheca, Dinamarca, Itália, Kosovo, Irlanda do Norte, Macedônia do Norte, Polônia, República da Irlanda, Romênia, Eslováquia, Suécia, Turquia, Ucrânia e País de Gales.
As outras duas vagas serão disputadas por seis seleções – Bolívia, República Democrática do Congo, Iraque, Jamaica, Nova Caledônia e Suriname – no Torneio Classificatório para a Copa do Mundo FIFA de 2026™, uma repescagem intercontinental.
A cerimônia
O evento foi realizado em Washington D.C. a capital dos Estados Unidos, no histórico John F. Kennedy Center for the Performing Arts.
O sorteio foi conduzido por um excepcional grupo de lendas do esporte de renome mundial. Ex-capitão da Inglaterra, Rio Ferdinand, um dos zagueiros mais celebrados de sua geração, conduzirá o sorteio, auxiliado pela premiada apresentadora internacional Samantha Johnson.
Como assistentes do evento, subiram ao palco Tom Brady, heptacampeão do Super Bowl da National Football League (NFL), Wayne Gretzky, membro do Hall da Fama da National Hockey League (NHL) e tetracampeão da Stanley Cup, Aaron Judge, sete vezes All-Star da Major League Baseball (MLB) pelo New York Yankees, e Shaquille O'Neal, tetracampeão da National Basketball Association (NBA) e membro do Hall da Fama, Shaquille O'Neal. São alguns dos nomes mais mais celebrados do esporte na América do Norte. O show como um todo foi coapresentado por Heidi Klum, supermodelo, produtora e personalidade da televisão vencedora do Emmy, Kevin Hart, um dos comediantes e atores de maior sucesso de sua geração, e o ator e produtor Danny Ramírez.
O público também teve o privilégio de assistir a apresentações do maestro Andrea Bocelli, uma das vozes clássicas mais aclamadas da história, do astro internacional Robbie Williams, que se apresentou com a cantora americana e premiada artista multifacetada Nicole Scherzinger, de outra aclamada cantora americana Lauryn Hill e do grupo americano Village People, cantando seu histórico hit "Y.M.C.A".