A maioria da população da cidade de São Paulo aprova o fim do uso das sacolas descartáveis gratuitas em supermercados, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo na terça-feira (31 de janeiro). A medida, que começou a valer na capital paulista no dia 25 de janeiro, é considerada positiva por 57% da população da cidade.
A aprovação é maior de acordo com a renda e formação do entrevistado. Dentre a população da capital com nível superior, o índice de aprovação da medida chega a 66%, enquanto entre os que ganham mais de dez salários mínimos a aprovação é de 72%. A pesquisa afirma ainda que 57% dos entrevistados não pretendem comprar as biodegradáveis e 63% dizem que usarão as sacolas reutilizáveis (ecobags) para carregar as compras.
O presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) comemora o resultado da pesquisa, reflexo da mudança de comportamento do consumidor. “A população de São Paulo está de parabéns por ter demonstrado adesão à campanha e, com isso, um alto nível de comprometimento com a questão ambiental”, afirma.
A alternativa preferida pelo paulistano é a sacola reutilizável: 63% dos entrevistados afirmaram que usarão as chamadas "ecobags" para carregar suas compras. Caixas de papelão e carrinhos de feira foram mencionados, respectivamente, por 24% e 20% dos entrevistados, à frente dos 16% que planejam usar as biodegradáveis.
O Instituto Datafolha ouviu 1.090 pessoas com 16 anos ou mais, em 26 e 27 de janeiro na cidade de São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.
|