"É óbvio que as pessoas amam o Instagram. Mas como você conseguirá compartilhar as fotos com as 6,5 bilhões de pessoas que não estão no Instagram?", pergunta um vídeo criado pelo designer italiano Antonio Rosa (Veja o vídeo no final da matéria). A ideia dele é simular como seria se o aplicativo de fotos Instagram se transformasse em uma máquina física, matendo o mesmo design virtual.
Com mais de 50 milhões de usuários e a adição de cerca de 5 milhões semanalmente, o Instagram precisa se tornar "ainda mais social", de acordo com o designer. Para isso, ele criou o Socialmatic - o nome do projeto conceitual que dá vida ao aplicativo.
O objetivo de De Rosa é transformar uma máquina de verdade em um instrumento com as mesmas funções do Instagram virtual, inclusive com os filtros. "Não existe nada parecido. A ideia nasceu desde que eu vi o ícone Instagram aparecer. Eu pensei na psosibilidade de traduzir para o real a força social do Instagram com aplicações físicas", disse o designer.
O Socialmatic irá permitir que os usuários tirem fotos, aplique os filtros do Instagram e imprima as imagens instantaneamente. Todas as imagens iriam ter um QR Code e a "assinatura" do autor da imagem, como comumente se vê em pinturas. Além disso, a câmera teria conexão W-Fi para fins de compartilhamento.
Algumas "especificações" da máquina são armazenamento interno de 16GB, Wi-Fi e Bluetooth, tela de 4", duas lentes, filtros 3D, QR Code, Zoom óptico, Led Flash, impressora interta, compartimento para papel, tanque com quatro tintas e o sistema operacional InstaOS 1.0, que integraria o Facebook ao Instagram.
De Rosa confessa, no entanto, que a companhia Instagram, que mantém o aplicativo, não tem nada a ver com a criação deste conceito 3D. Para ele, no entanto, isso é somente um detalhe.
A diferença - e o importante neste caso, para o designer - é evidenciar que o mundo offline deveria ter as mesmas funções do mundo online. O que, para ele, não é uma questão surprida pelos smartphones, mesmos os mais avançados, porque eles não imprimem e não tem um sistema de duas lentes. "O seu telefone não é capaz de fazer o que o Socialmatic faz", concluiu.
Confira neste link a galeria com as fotos do Instagram do conceito do designer italiano.