Peugeot lança o 308 CC no Brasil

 

Autos - 14/08/2012 - 10:56:02

 

Peugeot lança o 308 CC no Brasil

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O modelo, que reforça a imagem da Marca no segmento de alta gama, combina a elegância e a  esportividade de um cupê com o charme característico dos conversíveis.

O modelo, que reforça a imagem da Marca no segmento de alta gama, combina a elegância e a esportividade de um cupê com o charme característico dos conversíveis.

O modelo, que  reforça a imagem da Marca no  segmento de  alta gama, combina a elegância e a esportividade de um cupê  com o charme característico dos conversíveis.

 

A Peugeot acaba de  disponibilizar para  toda  a sua rede  de  concessionárias  um  dos  veículos  mais charmosos já desenvolvidos pela Marca em seu amplo portfólio de produtos. Combinando de forma harmoniosa e elegante duas silhuetas em  um só veículo,  o 308  CC passa a oferecer ao consumidor brasileiro  a esportividade  do  cupê  e  o charme do  cabriolé.  Tudo  isso  a um  toque num  botão em apenas 20 segundos...

 

Sem  concorrentes no  mercado brasileiro,  sendo o único  cupê  cabriolé  entre em  veículos  médios, com  o novo  modelo, a Peugeot reafirma sua presença em  um segmento histórico para a Marca, e que   teve   no   307   CC  seu   último   representante,  comercializado   no   país   entre  2004   e  2010. Acrescentando personalidade e emoção a uma nova experiência de condução, o 308  CC chega com fortes atributos, como  estilo  imponente, design exclusivo e farto conteúdo tecnológico.

 

Equipado   com   o  elogiado   motor  THP  (Turbo   High   Pressure)  de   165   cavalos  de   potência   e transmissão  automática  sequencial  de  seis  velocidades,  o 308  CC é proposto em  versão  única  de acabamento, três  cores  (Preto Perla Nera e Vermelho Babylone, ambas metálicas, e Branco Nacré, perolizada) pelo valor de R$ 129.990,00.

 

UMA LEGITIMIDADE HISTÓRICA

 

No  Salão de  Genebra de  1998, a Peugeot reinterpretou  o prazer de  condução do  automóvel por meio  de  um  novo  concept car, o 20     (*), que  provocou admiração  junto  ao público.  Os  elegantes

401,  601 e 402  Eclipse dos anos 30 vinham à memória, reavivando os genes Peugeot deste conceito que  consistia  em  utilizar o  veículo  como  cupê  ou  cabriolé  ao recorrer ao sistema  de  teto  rígido retrátil no porta-malas (a Marca deteve essa patente por 50 anos até 1985).

 

Os  anos 2000  e 2003  concretizaram, de  forma bem  sucedida, o know-how da Marca por  meio  do

206  CC “2+2” e, posteriormente, o 307  CC. Em linha com o sucesso desta primeira geração, seguiu- se o 207 CC e agora é a vez do 308 CC, com quatro verdadeiros lugares.

 

Um 308  diferente

 

Com um equilíbrio  de volumes particularmente estudado, tanto em sua configuração cupê  como  na cabriolé, o 308  CC surge  como  uma escultura moderna, dinâmica e de temperamento forte.  O para- brisa tem  forte  inclinação e os para-choques esportivos são vincados, com  uma entrada de ar mais aberta e de grelha cromada.

 

Os  faróis  de  neblina  têm  contorno mais  alongado e integram-se  perfeitamente  a outro elemento marcante, graças a seu formato de bumerangue: luzes diurnas em LED, que aumentam a visibilidade do veículo  e, por consequência, sua segurança, conferindo uma assinatura luminosa única tanto de dia  como  a noite.  O  desenho do  perfil,  tanto  na forma cupê  como  no  cabriolé,  exprime  fluidez, estabilidade e riqueza. Um friso cromado delimita os vidros e alonga a sua silhueta.

 

O equilíbrio  da traseira constitui um dos  trunfos mais importantes para o êxito  estético deste cupê cabriolé.  No  caso do  308  CC, procurou-se uma leitura horizontal da face posterior,  favorecendo a impressão  de  largura e  de  estabilidade.  Na parte superior,  as formas da tampa  do  porta-malas acolhem naturalmente o dispositivo aerodinâmico traseiro e a fina lâmina da terceira luz de freio em LED. Na área inferior,  a  superfície escura  do  difusor  de  ar, interrompida  no  centro pela cor  da carroceria, contribui para o alargamento visual do modelo.

 

Totalmente  de  acordo com  o  estilo   e  a designação  do  veículo,  as rodas de  18  polegadas em alumínio contribuem para o dinamismo do 308 CC.

 

Faróis traseiros têm assinatura exclusiva

 

De dia como  a noite,  as lanternas com luzes  em LED, inteiramente vermelhas, marcam o 308  CC de forma muito  particular e iluminam uniformemente a peça até as extremidades. Desse modo, geram um efeito  de “garra” diagonal, recordando o cupê cabriolé 504, de 1969.

 

CAPOTA RETRÁTIL INTEIRAMENTE  AUTOMÁTICA

 

O 308  CC recupera o conceito do 307  CC: um teto retrátil em duas partes, com  uma parte móvel  de reduzida superfície e um  grande teto traseiro de  vidro que  se  separa da coluna B no  momento da dobragem, com vantagem para o espaço ocupado no compartimento de bagagens.

 

Essa configuração do teto retrátil reduziu  o tempo de duração da manobra da capota, agora em 20 segundos, mesmo com  o veículo  em  movimento  a uma velocidade  inferior  a 12  km/h,  e sobre os meios para atingir a qualidade em termos de folgas e nivelamentos, de estanqueidade e de robustez de funcionamento.

 

O mecanismo da capota, composto por tirantes e diversas fechaduras, utiliza cinco  êmbolos e uma eletrobomba para movimentá-lo.  O  conjunto  é  comandado por  uma nova central eletrônica  que ativa a descida dos quatro vidros em cerca de 50 mm antes do início da manobra.

 

O  processo de  abertura do  teto pode  ser  acompanhado graças à animação  difundida na tela  de navegação  colorida  escamoteável,  o  qual apresenta  também  mensagens  relativas  ao funcionamento do  teto. O  destravamento e  a abertura do  compartimento de  bagagens são telecomandados e efetuam-se por meio de um botão específico na chave de ignição.

 

Para garantir a estanqueidade lateral do  teto, o veículo  recorre a um  novo  conjunto de  juntas em forma de “U”, concebidas e desenvolvidas pela Peugeot, escolhidas pelo bom desempenho acústico.

 

Para assegurar os  melhores resultados possíveis  em  termos de  estanqueidade,  foi reconduzido  o sistema de  descida dos  vidros  (20 mm) quando da abertura das portas (“short drop”),  comandado por  um  sensor com  capacidade  elétrica  de  sensibilidade.  Quando a mão toca a maçaneta, em alguns milissegundos o vidro baixa e se liberta da junta.

 

UM ÓTIMO COMPARTIMENTO DE BAGAGENS, EM CUPÊ E EM CABRIOLÉ

 

A traseira  do  308   CC  foi  particularmente  trabalhada  para  conciliar  estilo,   dinamismo  e  uma capacidade razoável do porta-malas em qualquer uma das duas configurações.

 

O  trabalho destinado  a ganhar preciosos  milímetros  deu  resultado. A largura entre as caixas  de rodas aumentou 27 mm para atingir 1.017 mm, enquanto que o comprimento do bagageiro ao nível do piso é de 781 mm (+6 mm por comparação com o 307 CC).

 

A altura disponível entre o piso  do bagageiro e a tela de  cobertura é de  304  mm  (+20 mm  que  no

307  CC). A distância disponível entre o piso do bagageiro e a tampa da mala é de 581  mm, ou seja, um ganho de 7 mm em comparação com o 307 CC.

 

Esse desenvolvimento se reflete na capacidade do porta-malas. Na configuração cabriolé, o sistema de teto em duas partes revela-se uma síntese muito  eficaz em termos de espaço para as bagagens. O  volume  total do  bagageiro  abaixo  da tela  de  cobertura é  de  266  litros  (34  litros  a mais  que  a geração anterior do modelo). Na configuração cupê,  o volume  total do compartimento de bagagens atinge 465 litros, 48 litros a mais comparado ao 307 CC.

 

O   porta-malas  possui    revestimentos   laterais   acarpetados,  anéis   cromados   para   fixação  de bagagens, cintas para o triângulo de  pré-sinalização e uma prática rede  de  retenção. O bagageiro dispõe   da  sua  própria   fonte   de   iluminação   –  uma  na  tampa  da  mala,  permitindo   iluminar verticalmente o bagageiro, e outra na parede lateral, iluminando abaixo da tela de cobertura.

 

O volume  disponível sob o tapete permite alojar em espaços reforçados e sobrepostos, no fundo,  as ferramentas de bordo e o estepe, e por cima, o “Windstop” dobrado e o triângulo de pré-sinalização suplementar.

 

O COMPORTAMENTO VIBRATÓRIO – UMA PRESTAÇÃO IMPORTANTE PARA UM CUPÊ CABRIOLÉ

 

Beneficiado pelo trabalho realizado sobre a estrutura do 308 e do bom comportamento vibratório do

307   CC,  o  308   CC oferece  um  excelente  conforto  vibratório  graças  a  uma  estrutura   rígida  e otimizada também para a segurança passiva do modelo. As longarinas foram reforçadas, de modo a conferir  rigidez máxima em torção. O piso interior central e a região dos pés dos passageiros de trás também foram reforçados, a coluna A recebeu aço de limite  elástico muito  elevado, assim como  a separação metálica em que se apoiam os encostos traseiros por uma dupla chapa e por tirantes em cruz entre os arcos.

 

Sob a carroceria foram implantados tirantes com  uma disposição diferente dos  empregados no 307

CC; os tirantes centrais, em cruz, com espessura de 7 mm, são específicos do 308 CC.

 

308 CC: UM CARRO PARA TODAS AS ESTAÇÕES DO ANO

 

O 308  CC mantém um alto nível de conforto, mesmo na versão cabriolé. Isso  graças aos seguintes fatores:

 

Uma arquitetura em  que  a inclinação do para-brisa e o abaixamento dos  assentos dos passageiros da frente são estruturalmente favoráveis à proteção contra redemoinhos de ar e, associado à coluna de  direção regulável em  altura e profundidade, confere uma posição de conduzir extremamente esportiva;

Uma climatização Bi-Zone  automática, que  reconhece e adapta inteligentemente a sua cartografia à configuração cabriolé, de modo a propor uma temperatura e uma distribuição de   ar  em   correlação  com   as  instruções  de   comando  e  as  condições  exteriores  (sol, temperatura exterior…);

Windstop,  uma rede   anti-redemoinhos  de  ar que  suprime  turbulências  e  que,  depois  de

utilizada, se dobra em quatro partes e se aloja no porta-malas;

E,   sobretudo,  o   sistema   Airwave  (aquecimento   da  nuca),   que,    com    o   motor  em funcionamento, lança para a região da nuca dos passageiros da frente um fluxo regulável de ar. Este  sistema,  integrado  em  cada um  dos  apoios  de  cabeça, é  composto por  um  CTP (Control Temperature Program) em cerâmica e por um pulsor  de hélice.  Um comando situado junto à saída de ar permite orientar o fluxo, de modo a adaptá-lo à altura do ocupante.

 

UM INTERIOR DE REQUINTE E CONFORTO

 

Desenhados na tradição dos  cupês topo  de gama, os bancos dianteiros possuem apoios de cabeça integrados e parecem modelados ao corpo  dos  ocupantes. A sua confecção retoma o tema em  “V” conhecido do  308  e a grelha estilizada do  difusor  de  ar quente Airwave contribui para a sua originalidade.

 

Os bancos traseiros, muito  cavados, também possuem os apoios de cabeça integrados munidos de uma estrutura que acolhe os arcos de segurança.

 

A preocupação com  exclusividade é  também visível numa grande variedade  de  peças específicas, que contribuem com o requinte da silhueta CC:

 

Os mostradores de fundo  branco;

O volante revestido em couro  e cuja metade inferior apresenta um friso cromado acetinado; Vasta  superfície  para  elementos nobres, tanto  no  aspecto   visual  quanto  tátil  (como  o revestimento do tipo slush, macio ao toque);

A decoração black piano no console central;

O console central redesenhado em  torno de  comandos específicos “CC” (teto retrátil, acionamento simultâneo dos  quatro vidros,  sistema Airwave e controle do  display multifunções).

 

Nos  lugares da frente, a habitabilidade aumenta na largura ao nível dos  ombros (1.406 mm) e ao nível  dos  cotovelos (1.492  mm)  em  comparação com  o  307  CC (respectivamente  +11  mm  e  +25 mm), graças à maior largura do veículo,  o que  proporciona ao 308  CC uma vantagem determinante neste mercado.

 

Implantados numa posição 15  mm  mais baixa que  no  hatchback, os  bancos dianteiros do  308  CC podem deslizar num  curso  de 230  mm  e são reguláveis em altura ao longo  de 55 mm (+25 mm/-30 mm  em  relação à posição  de  referência),  garantindo,  como  acontecia  no  307  CC com  55  mm  de regulação, uma excelente posição de condução e uma boa habitabilidade vertical.

 

A espuma dos  assentos  favorece o  apoio  lombar e  as almofadas  laterais  com  interior  reforçado oferecem, simultaneamente, conforto e apoio, permitindo que a qualidade perdure no tempo.

 

Os bancos elétricos constituem uma proeza técnica, já que podem integrar, em simultâneo, o airbag de  cabeça, o  sistema  Airwave, o  airbag  de  tórax/bacia,  o  aquecimento  do  banco, o  sistema  de acesso aos lugares traseiros,  o  dispositivo de  detecção de  presença (banco  do  passageiro),  os comandos elétricos do banco e as memorizações das posições de condução (banco do condutor).

 

Na traseira, os passageiros se  beneficiam, por  comparação com  o 307  CC, de uma melhor largura ao nível dos ombros, com 1.216 mm (+24 mm) e de um melhor espaço para os joelhos e para os pés (+10 mm), resultado da estrutura compacta dos bancos do 308.

 

Fácil acesso aos bancos traseiros

 

Com  um  tratamento cuidadoso  nos  mínimos  detalhes, este cupê  cabriolé  de  quatro lugares não descuidou do acesso aos bancos traseiros.

 

Por exemplo, o avanço do assento do condutor é efetuado graças ao puxador lateral do banco, que o  inclina para  a frente, desencadeando  seu  escorregamento elétrico.  O  recuo  elétrico  do  banco efetua-se  levantando  o  encosto e  mantendo  pressionado  um  botão  localizado  imediatamente abaixo  do  puxador,  o que  permite,  com  toda a segurança para os  passageiros  de  trás, escolher a distância de recuo  em função da envergadura destes ou, no máximo, até à posição memorizada (do lado do condutor).

 

Estas  atenções sublinham  o cuidado  dedicado  ao acolhimento  dos  quatro ocupantes, fazendo do

308  CC um verdadeiro quatro lugares, com quatro apoios de cabeça, quatro alças de apoio e quatro vidros móveis,  cada um deles com o seu interruptor.

 

Espaços para arrumação de objetos

 

Os múltiplos espaços de arrumação constituem um ponto forte do 308 CC:

 

O porta-luvas de  10,3  litros  e o espaço no  console central são fechados automaticamente por meio  do telecomando quando o veículo  é trancado – uma prestação essencial para um modelo potencialmente estacionado como  cabriolé;

As bolsas rígidas  nas portas,  divididas em  duas partes e acessíveis  a todos os  ocupantes, oferecem 3,10  litros  de capacidade em  cada lado e permitem receber três  garrafas de água de 0,5 litro;

 

As redes na parte posterior  dos  encostos da frente  dispõem  de  uma  altura  variável em função da presença do sistema Airwave;

E, como  em  qualquer 308,  o  pequeno espaço de  0,53  litro,  do  lado de  condutor, guarda objetos  ao alcance da mão, enquanto um  gancho permite  suspender um  ou  mais  sacos e evitar que o seu conteúdo seja vertido.

 

A atenção aos mínimos detalhes pode  ser também conferida pela iluminação por LED no retrovisor externo, criando um facho de luz ao longo  das portas e que  completa a iluminação de acolhimento exterior  e de  ambiente  interior  (acendimento  automático  dos  faróis,  das lanternas, iluminação  do limiar das portas e das cavas dos pés).

 

Conforto acústico

 

Prestação importante no  caderno de  encargos do  308  CC, o conforto acústico  se  beneficia,  desde logo,  do  trabalho de  fundo   efetuado  na gama 308  em  matéria  de  isolamento.  Além  disso,   foi realizado um importante trabalho que  incidiu especificamente sobre a parte traseira desta silhueta, bem  como  sobre as suas portas (chapa, mecanismo dos vidros, juntas de estanqueidade).

 

O  nível  sonoro filtrado  se  beneficia  também do  tratamento acústico  do  cofre  do  motor e  dos diferentes  mecanismos  presentes do  modelo (central  eletro-hidráulica  do  teto, motor do  sistema Airwave, etc.), mas também do efeito  benéfico do damper, um contrapeso implantado na suspensão traseira para limitar os ruídos  de rolamento.

 

Este  conjunto foi otimizado para proporcionar ao 308  CC, em  sua configuração cupê,  um bom  nível de conforto acústico em termos de ausência de ruído aerodinâmico.

 

308 CC, UM CUPÊ CABRIOLÉ “LIGADO”

 

No Peugeot 308  CC, o motorista tem  à disposição tecnologias e equipamentos modernos de auxílio à condução, em  especial da tela de navegação retrátil eletricamente, do auxílio ao estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros:

 

WIP  Nav: sistema de navegação perfeitamente integrada ao veículo  em  termos de estilo  e de  ergonomia  (comandos  sob   o  volante),  oferece  inúmeras  funcionalidades,  como   tela ampla  de  sete  polegadas colorida  (resolução  de  480   x  234   pixels),  inclinável  em   três posições,  a fim  de  proporcionar  o  melhor ângulo  de  visão  ao condutor, com  modo de visualização em perspectiva (birdview). Para preservar a perfeita integração com as linhas do painel de instrumentos, o equipamento é retrátil eletricamente;

 

Tratamento digital do som  e Sistema de som  Hi-Fi:  para oferecer alta fidelidade sonora, o 308  CC vem equipado com o pack Hi-Fi da JBL, composto por um amplificador de 500  W e dez alto-falantes (quatro  woofers e quatro tweeters dianteiro  e traseiro),  além de  um  alto-falante  no  painel  frontal, melhorando a repartição  do  som  dentro do  veículo,  e um  subwoofer de  150  W no  porta-malas;  o sistema ajusta ainda o volume  do som na configuração cabriolé em função da velocidade do veículo;

 

Ajuda ao estacionamento dianteiro/traseiro: Tanto para  facilitar as manobras de estacionamento   quanto  para  a  segurança das  pessoas,  a  ajuda   ao  estacionamento apresenta amplos benefícios.

 

O sistema é constituído por quatro sensores instalados no para-choque que detectam qualquer obstáculo ao redor  do veículo.  O sistema envia um alerta em  forma de  sinal sonoro, que  aumenta sua frequência com a proximidade do obstáculo. Esse movimento é acompanhado por um gráfico na tela de navegação.

 

O  sinal  sonoro é  emitido  pelos   alto-falantes  dianteiros  e  traseiros  em  forma crescente  até a proximidade de 25 cm. A partir desse ponto, com o possível choque, o som é intermitente e a palavra “DANGER” surge  na tela de navegação;

 

Limitador  de  velocidade variável associado  ao regulador de  velocidade: O  dispositivo oferece   ao  condutor a  possibilidade   de   não  superar  uma  velocidade   preestabelecida, funcionando a partir de 30 km/h.  Já o regulador de velocidade permite ao condutor rodar a uma velocidade estabilizada, a partir de 40 km/h,  sem  a ação do pedal do acelerador, com ao menos a quarta marcha na transmissão manual ou a posição D na caixa automática;

 

Estão ainda disponíveis várias outras funções, como  rebatimento e abertura automática dos retrovisores, acendimento automático dos faróis, limpador de para-brisa automático com sensor de chuva indexado à velocidade do veículo, retrovisor interno eletrocrômico, dez alto- falantes  e rádio  com  CD Player e tocador de  MP3  acoplado ao USB Box com  as funções Bluetooth e viva-voz.

 

SEGURANÇA DE ALTÍSSIMO NÍVEL

 

A estrutura derivada  do  308,   bem   como   os  elementos de  retenção específicos  desta silhueta, asseguram um excelente nível de segurança passiva e protegem os ocupantes na eventualidade de uma colisão  frontal, lateral ou  em  caso de  capotamento, o que  significa que  o 308  CC possui  um nível de proteção excepcional diante de um acidente real.

 

No  “teste  de  proteção de  adultos ocupantes do  veículo”,  o  EuroNCAP  atribuiu  cinco  estrelas ao modelo com um resultado excepcional: 36 pontos de 37 possíveis.

 

A estrutura retoma o bloco  dianteiro  com  três  vias de  esforço do  hatchback, com  adaptações ao nível  da  via superior  que   se  liga  à  coluna dianteira  especificamente  reforçada.  As  longarinas adaptadas resistem a esforços de 12 toneladas e as portas redimensionadas inspiram-se nas do 308 de   três   portas  em   termos  de   robustez ao  esmagamento,  oferecendo  uma  resistência  de   6,5 toneladas. Em resumo, o 308  CC recebeu as adaptações de estrutura necessárias com o objetivo  de que a mesma se conserve tão rígida quanto possível, mesmo na configuração cabriolé.

 

A coluna dianteira contribui simultaneamente para a rigidez do veículo e para a proteção em caso de capotamento. A parte superior dela é composta por duas conchas ligadas, de espessuras evolutivas, permitindo  obter  uma  melhor relação  rigidez/peso  que   os   do   307   CC.  A  sua  resistência  ao esmagamento resulta do teste “queda do veículo” simulando um capotamento severo.

 

Por  outro lado, o  308  CC é  equipado  com  bancos mais  baixos  do  que  o  hatchback e  com  uma posição de condução tipo cupê,  o que  constitui uma vantagem adicional no caso de uma colisão. O 308  CC dispõe  de  airbags  frontais  de  60  litros  para o condutor e  90  litros  para o passageiro,  de airbags laterais tórax/bacia de  12  litros  e, como  novidade mundial, de  um  airbag de  cabeça de  9 litros para os passageiros da frente, alojado diretamente no banco e que  se extrai lateralmente do apoio de cabeça.

 

Trata-se, portanto, da única silhueta cupê  cabriolé em todo  o mundo que  dispõe de airbags laterais alojados  no  banco –  cabeça, tórax  e  bacia  –  assegurando, deste modo, eficácia  da abertura e proteção efetiva  de  todas  as partes  vitais do  corpo,  independentemente  da posição  do  banco no momento do impacto.

 

Em coerência com  sua proposta, os dois  lugares traseiros são equipados com  cintos  de  segurança com  limitador de esforço e alerta de cinto  não afivelado. Um display específico permite visualizar o estado dos quatro cintos  de segurança.

 

Os dois  lugares traseiros são equipados com  fixações para bancos  de  criança Isofix, com  encaixes ainda  mais  práticos,  enquanto  que   uma  segurança  para  crianças  permite  bloquear  os  vidros traseiros a partir de um comando instalado na porta do condutor. Este conjunto possibilitou ao 308 obter 3 estrelas no  teste de  proteção de  crianças  ocupantes do  veículo,  colocando o  308  CC no pódio  da categoria.

 

Face à eventualidade  de  um  capotamento, o 308  CC é equipado  com  arcos retráteis  em  perfil  de alumínio, “escondidos” nos apoios de cabeça traseiros. A sua abertura pirotécnica efetua-se no caso da detecção de  uma situação de  risco,  tendo em  conta a velocidade do veículo  e um certo  ângulo determinado por  meio  de um algoritmo. A partir do momento em  que  é determinada a abertura, a extração dos arcos efetua-se em menos de 20 milissegundos (inferior a um piscar de olhos).

 

Há ainda outros aspectos que demonstram a segurança do veículo:

 

Fechamento automático  por  telecomando de  alguns espaços para arrumação de  objetos (porta-luvas, zona sob o apoio central de braços) quando as portas do veículo são trancadas; Fechamento central de portas e seletividade no destravamento delas;

Alerta sonoro de esquecimento da chave na ignição quando a porta é aberta.

 

308 CC: ENCONTRO COM O PRAZER DE CONDUÇÃO

 

O   308   CC  vem   equipado   com   o   motor  THP   (Turbo   High   Pressure),   um   conjunto   motriz extremamente  moderno e  tecnológico.  Desenvolvido  em  cooperação  com   a BMW,  o  motor é fabricado  em  bloco  de  alumínio  e cabeçote composto de  16  válvulas com  comando de  admissão variável e  balancins  roletados. O  propulsor é  alimentado  por  um  sistema  de  injeção  direta  de gasolina que  desenvolve 165  cavalos de  potência a 6.000 rpm.  Com torque máximo de  24,5  mkgf disponível  a  incríveis  1.400 rpm,  oferece  ao  condutor  força e  segurança  em  ultrapassagens e retomadas de velocidade.

 

A ótima  performance  desse motor deve-se  ao desenvolvimento  de  diversos  componentes com  o propósito de  redução de  atrito, gerando, assim, economia de  combustível e baixíssima emissão de poluentes na atmosfera. O alternador, a bomba de óleo,  a turbina do motor, a válvula termostática, a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão são pilotados, ou seja, comandados segundo uma  estratégia  definida  eletronicamente  pelo   módulo da  injeção  eletrônica.  Isso   permite  um controle muito  mais preciso de seu funcionamento, sem  perda de energia comum nos motores convencionais.

 

As folgas internas  neste tipo  de  motor também são  muito   pequenas comparadas aos demais motores. Elas só são conseguidas porque em sua fabricação são utilizados maquinários modernos e de excelente padrão de usinagem, que gera uma durabilidade maior ao longo  do tempo.

 

CÂMBIO AUTOMÁTICO SEQUENCIAL DE SEIS MARCHAS

 

Acoplada a essa motorização está a caixa automática sequencial de seis  velocidades. Trabalhando sempre com  o  melhor regime  de  rotação do  motor, ela permite  uma rápida  e  suave  troca de marchas, contribuindo em boa parte ao prazer de condução proporcionado pelo 308 CC.

 

Com  conversor de  torque pilotado,  uma embreagem interna  efetua  a ligação  mecânica  entre o motor e a caixa, gerando o efeito  de "freio motor". Assim, o condutor tem  a mesma sensação de um carro equipado  com  caixa  manual:  ao retirar  o  pé  do  pedal do  acelerador, o  veículo  "freia" pelo motor. Dessa forma, há maior  economia  dos  freios  e  de  combustível,  visto  que  a injeção,  nessa condição, não joga uma gota sequer de gasolina para ser queimada.

 

A Peugeot realizou a estreia desse powertrain no crossover 3008, em novembro de 2010. Uma nova calibração do propulsor foi lançada com  o RCZ, elevando a potencia a 165  cavalos, o mesmo que agora equipa  o cupê  cabriolé  da Marca. Assim, a Peugeot, seguindo  a tendência  internacional  de downsizing de  motores, democratiza  ao consumidor  brasileiro  o  acesso a tecnologias  de  última geração e agrega ainda mais valor a um veículo  já completo em  itens  de conforto e equipamentos de segurança. O motor THP equipa ainda os sedãs 408  e 508  e já está programado para a versão topo  de gama do hatchback 308, a ser apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo.

 

O comportamento dinâmico

 

O comportamento dinâmico do  308  CC foi determinado com  o objetivo  de  proporcionar prazer de condução e segurança ativa, com um bom nível de conforto.

 

Estruturalmente, o 308  CC se  beneficia da arquitetura das suspensões escolhidas para o 308,  das suas  bitolas  largas, da  experiência  da  Peugeot em   matéria  de   cupê   cabriolé  e,  também,  da adaptação destes conhecimentos  a esta silhueta  transformável, particularmente  bem  tratada em termos de  rigidez  à torção, um  elemento determinante  para obter um  bom  comportamento em estrada.

 

O conjunto de suspensão do 308 CC é composta por:

 

Uma  suspensão   dianteira   do   tipo    MacPherson    invertido   com    barra  estabilizadora desacoplada, oferecendo simultaneamente rigor de comportamento e filtragem;

Uma suspensão  traseira  de  travessa  deformável com  barra estabilizadora  oca e  soldada, proporcionando rigor, controle das vibrações e bom comportamento da carroceria;

Uma direção de assistência variável eletro-hidráulica com  uma potência de 650  watts, cuja assistência varia em função da velocidade do veículo, da velocidade de rotação do volante e da temperatura do óleo  de direção. A secção do êmbolo e a lei da válvula foram adaptadas às características desta silhueta para oferecer uma grande precisão, uma boa sensação de utilização e ausência de vibrações.

 

Mantendo a geometria  da suspensão do  308,  a adaptação relativamente  ao hatch incidiu  num abaixamento  da plataforma,  12  mm  à frente  e  8 mm  atrás, uma “receita”  retomada do  307  CC. Outras opções técnicas do hatch foram reconduzidas, como  é o caso dos  amortecedores dianteiros com  uma haste de  22  mm  (em  vez  de  20  mm),  de  modo a propor uma excelente  capacidade direcional, compensar o peso  do veículo e suportar os esforços.

 

Foram escolhidos  calços em  dois  materiais,  20%  mais  rígidos  que  no  hatchback, com  vantagens para o comportamento da carroceria e o conforto.

 

No 308 CC, a performance, a resistência e a facilidade de frenagem foram particularmente cuidadas, em   face  com   o  caráter  “prazer/esportividade”  do  veículo.   Para  isso,   foram  escolhidos  discos dianteiros ventilados de 302  x 26 mm e discos  traseiros maciços de 249  x 9 mm, acompanhados por um  sistema de  assistência  à frenagem de  emergência e pelo  acendimento  automático  dos  quatro piscas em caso de forte desaceleração.

 

A estrutura  rígida do  308  CC, associada  a eficientes  meios  de  retenção (seis  airbags)  garantem proteção exemplar do modelo, que é equipado com sistema ABS (Bosh 8.1), repartição eletrônica de frenagem  (REF)  e  ajuda  à frenagem  de  emergência  (AFU).  O  acendimento  automático  do  pisca- alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo.

 

O ESP (Eletronic Stability Program) de última geração detecta e corrige  riscos  de perda de aderência em situações como  curvas fechadas, desvios bruscos e pisos  escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador. O equipamento  acrescenta  a essas funções um  sistema  de  antipatinagem  (ASR) e controle de estabilidade (CDS). Ele pode  ser desconectado, para garantir uma certa motricidade em situações delicadas, voltando a se conectar automaticamente acima de 50 km/h.

 

O modelo, que reforça a imagem da Marca no segmento de alta gama, combina a elegância e a  esportividade de um cupê com o charme característico dos conversíveis.

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