Fusion, de cara nova, chega ao Brasil em novembro por R$ 112 mil
Gustavo Casadio .
Foto(s): Divulgação / Arquivo
Ford Fusion será mostrado aos consumidores brasileiros no salão do automóvel de São Paulo
A Ford apresentou nesta quarta-feira, em Los Angeles (EUA), a versão 2013 do Fusion, seu sedã de luxo para o Brasil, que traz como maior novidade um novo propulsor: o EcoBoost. De acordo com a montadora, o motor turbo que equipa o carro é menor (2.0 l de quatro cilindros), mas gera praticamente a mesma potência que o atual (3.0 l de seis cilindros): 243 cavalos do atual contra 240 do novo. A Ford afirma que o motor novo também consome 20% menos que o antecessor, fazendo 8,1 km por litro de gasolina na cidade e 10,9 km por litro na estrada (consumo combinado de 9,1 km/l).
O carro será mostrado pela primeira vez ao público brasileiro no salão do automóvel de São Paulo, que começa na próxima segunda-feira. A única versão com o novo motor e design (Titanium) trazida neste lançamento custará R$ 112.990 e terá as vendas iniciadas em novembro. A previsao da Ford é de que os primeiros compradores recebam o carro em dezembro. O modelo 2012 partia de R$ 84,5 mil, e a mais completa batia nos R$ 94,3 mil no Brasil, mas a nova versão terá alguns itens a mais: são oito airbags, direção elétrica, transmissão de seis velocidades com as trocas feitas por uma "borboleta" e câmera de ré.
Com o novo preço, o Fusion 2013 cai na faixa de sedãs como Kia Optima (R$ 104,9 mil), Subaru Legacy (R$ 105 mil), Hyundai Azera (R$ 110 mil), Passat (R$ 112,6 mil) e BMW 320i (R$ 113,6 mil).
O Fusion continuará sendo importado para o Brasil e não haverá uma diferença entre a versão vendida em todo mundo e a brasileira: o lançamento do modelo 2013 no mercado brasileiro acontece acontece simultaneamente ao lançamento nos Estados Unidos. Em alguns mercados o carro será comercializado com o nome de Mondeo. A Ford espera vender 1 milhão de unidades do modelo por ano em todo o mundo.
O Fusion 2013 já era conhecido desde janeiro, quando foi apresentado no salão do automóvel de Detroit. No design, as maiores mudancas ficaram por conta da grade frontal, que muda de três faixas na horizontal para cinco; faróis, que agora são mais finos e largos; e traseira, também com lanternas mais finas e largas. O carro tem 4,8 m de comprimento, 2,1 de largura (com espelhos) e 2,85 entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 453 l.
Segundo o vice-presidente da Ford do Brasil, Rogelio Goldfarb, o Fusion 2013 faz parte da nova estratégia da fabricante de ter plataformas globais (os mesmos carros produzidos em todos os mercados) e uma identidade visual homogênea para seus veículos. "Antes, faziamos carros muito diferentes uns dos outros", afirmou o executivo.
O modelo 2012 partia de R$ 84,5 mil, e a mais completa batia nos R$ 94,3 mil no Brasil, mas a nova versão terá alguns itens a mais: são oito airbags, direção elétrica, transmissão de seis velocidades com as trocas feitas por "borboleta" e câmera de ré
Motor EcoBoost do novo Ford Fusion
O carro será mostrado pela primeira vez ao público brasileiro no salão do automóvel de São Paulo, que começa na próxima segunda-feira
A Ford afirma que o motor novo tambem consome 20% menos que o antecessor, fazendo 8,1 km por litro de gasolina na cidade e 10,9 km por litro na estrada (consumo combinado de 9,1 km/l)