A quinta edição da campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal Abra a Boca para a Saúde será realizada de 5 a 9 de novembro, no Poupatempo do município, das 8h às 18h. Durante a ação, que contará com 120 profissionais, entre cirurgiões dentistas, médicos e auxiliares, serão efetuados exames clínicos a fim de detectar lesões bucais.
A exemplo de anos anteriores, profissionais da Prefeitura que fazem parte do Programa de DST/Aids/Hepatites também irão aproveitar para prestar orientação sobre a prevenção contra Aids, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e hepatites virais.
Os testes são gratuitos e destinados a qualquer pessoa, sem nenhuma restrição nem necessidade de agendamento prévio. A campanha atenderá também no dia 9, das 8h às 16h, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional.
Casos suspeitos de câncer bucal serão encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Bairro Nova Petrópolis, para atendimento especializado. Na suspeita de lesão com potencial de ser ou virar câncer, o paciente será direcionado ao Hospital de Ensino Anchieta para outra avaliação e indicação do tratamento adequado.
Segundo a chefe da Seção de Odontologia Especializada de São Bernardo e coordenadora da campanha, a expectativa este ano é superar o número de atendimentos em 2001, que registrou 2.402 pessoas examinadas. "Na última edição do Abra a Boca para a Saúde, foram detectados 222 pacientes com lesões, o que não significa resultado positivo de câncer bucal, mas sim que o problema precisou ser investigado e tratado", explica.
A doença – O câncer de boca pode ser encontrado nos lábios, língua, bochechas, gengivas, céu e assoalho da boca. O autoexame bucal é fundamental para diagnosticar a doença precocemente, pois cerca de 80% dos pacientes que procuram tratamento já se encontram em estágios avançados da doença, dificultando a possibilidade de cura. As incidências maiores deste tipo de câncer são nos homens com mais de 40 anos que fumam ou bebem.
O Poupatempo de São Bernardo fica na Rua Nicolau Filizola, 100, Centro. O Centro de Especialidades Odontológicas funciona na Avenida Imperatriz Leopoldina, 649, Bairro Nova Petrópolis. O serviço faz parte do Programa Brasil Sorridente, do governo federal.
|