Vettel pode perder título de campeão por ter ultrapassado com bandeira amarela no GP do Brasil

 

Esporte - 28/11/2012 - 12:05:24

 

Vettel pode perder título de campeão por ter ultrapassado com bandeira amarela no GP do Brasil

 

Da Redação com agências

Foto(s): EFE

 

Mídia espanhola destaca que Vettel teria ultrapassado Vergne sob bandeira amarela no Brasil

Mídia espanhola destaca que Vettel teria ultrapassado Vergne sob bandeira amarela no Brasil

Especial Fórmula 1

A temporada 2012 da Fórmula 1 se encerrou no Grande Prêmio do Brasil, mas um fato polêmico relacionado à prova continua sendo bastante debatido pela imprensa da Espanha. Jornais do país destacam que o alemão Sebastian Vettel teria feito uma ultrapassagem sob bandeira amarela, não observada pelos comissários durante a corrida. Nesse contexto, o espanhol Fernando Alonso se manifestou, sugerindo que o rival tenha realmente cometido uma irregularidade.

Em uma frase enigmática publicada no Twitter na noite desta terça-feira, Alonso escreveu: "não tenho milagres. Eu faço das leis corretas meus milagres". A mensagem foi acompanhada da hashtag #samurai, que aparece constantemente na conta oficial do piloto devido a sua inspiração na filosofia oriental.

Embora não haja certeza de que se tratasse de um recado a Vettel, os jornais espanhóis As e El Mundo interpretam que sim. O primeiro periódico recorda que, logo depois da publicação na página de Alonso, o agente do piloto, Luis García Abad, também postou uma frase polêmica na rede social, atribuindo-a ao escritor espanhol Francisco de Quevedo: "onde há pouca justiça é um perigo ter razão".

Vettel teria ultrapassado Vergne sob bandeira amarela no GP do Brasil

Também na terça-feira, ambos os diários e também o jornal El País publicam em seus sites um controverso vídeo (assista ao vídeo no final da matéria) do GP do Brasil. As imagens mostram que, na quarta volta da prova, quando Vettel era o 18º colocado após rodar na largada, ele ultrapassou o francês Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso, sob bandeira amarela na reta entre a curva 3 e a curva 4 do Circuito de Interlagos.

Dando crédito para a imprensa espanhola, o site da revista italiana Autosprint também fala sobre o assunto e ressalta que as luzes no volante de Vettel indicavam bandeira amarela no momento da ultrapassagem - a precaução era motivada pela retirada da Williams do venezuelano Pastor Maldonado, que havia acabado de abandonar a prova.

O vídeo exibe ainda uma sinalização logo à frente do alemão, que indicaria que na parte final da reta já era permitida qualquer ultrapassagem - porém, Vettel superou Vergne antes disso, ainda no início da reta.

"Ninguém, nem em Maranello (fábrica da Ferrari) nem no entorno de Alonso, esconde seu enfado. Todos consideram que a Red Bull se viu favorecida por um grave erro dos comissários", aponta o jornal El Mundo, lembrando que a escuderia italiana tem como prazo até a próxima sexta-feira para tentar ganhar nos tribunais o título perdido no asfalto: Vettel terminou a etapa brasileira no sexto lugar e foi campeão mundial com 281 pontos, contra 278 do piloto espanhol, segundo colocado em Interlagos.

A suposta irregularidade do alemão poderia ter sido punida imediatamente com um drive through, conforme lembra o diário. Após a corrida, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) teria a opção de acrescentar 20 s ao tempo final de prova de Vettel, o que o levaria ao oitavo lugar (perderia posições para o alemão Michael Schumacher e para o próprio Vergne) e daria o título a Alonso.

O jornal aponta que o espanhol e pessoas ligadas a ele lamentam ainda outros casos ocorridos em 2012 que teriam beneficiado Vettel: os "estranhos movimentos" do alemão quando este liderava o GP de Cingapura com o safety car na pista; e o bloqueio feito ao próprio Alonso no treino classificatório para o GP do Japão.

O espanhol, que depois de confirmado o vice-campeonato reclamou abertamente do que aconteceu em Suzuka, viu na ocasião o piloto da Red Bull manter a pole position, visto que foi penalizado pelos comissários com uma reprimenda e não com a perda de dez colocações no grid de largada.

Apesar da polêmica, o diário Marca informa que o resultado da corrida dificilmente será alterado. A Ferrari, que não se manifestou sobre o assunto até aqui, "não parece que vá recorrer": segundo o diário, a medida é "impopular" e "os comissários também têm direito ao erro, como no resto das competições esportivas". A publicação informa que existe um direito de revisão que pode ser invocado, "ainda que se faça em situações de flagrante injustiça ou por haver manchado a honra de alguém".

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo