Concessionárias da Citroën em São Paulo já receberam as primeiras unidades do novo DS5, apresentado oficialmente durante o salão de São Paulo, em outubro. O modelo, com lançamento marcado para o próximo dia 5 de dezembro, chegará às revendas a partir de R$ 125 mil na única versão Sport Chic. Já com pintura metálica, o DS5 custa R$ 127 mil.
Disponível em quatro cores - preto, prata, branco e grafite -, o segundo modelo da linha DS no País é equipado com motor 1.6 l THP de 165 cavalos de potência e câmbio automático de seis marchas. Com tração dianteira, o DS5 vem equipado ainda com freios ABS com repartidor eletrônico de frenagem, controle eletrônico de estabilidade, auxílio a frenagem de emergência, seis airbags, faróis bi-xênon, luzes diurnas de LED, ar-condicionado digital duas zonas e saída para o banco traseiro, botão Start/Stop, câmera de ré com tela colorida, teto panorâmico, entre outros.
O irmão do C5
Pode-se dizer que, assim como nos casos entre C3/DS3 e C4/DS4, o Citröen DS5 também tomou emprestada a arquitetura do médio grande C5, mas com uma carroceria distinta. Na verdade, trata-se de um hatch grande de cinco portas, com o comprimento de 4,52 metros e capacidade de 465 litros no porta-malas.
Pela primeira vez um carro da Citroën recebe a tecnologia Hybrid4 da PSA, desenvolvida pelo Grupo PSA e já utilizada em outros carros, como o Peugot 3008. O sistema associa um motor a diesel, no caso o 2.0 HDi, a um motor elétrico, localizado na parte traseira. Enquanto as rodas dianteiras são movimentadas pelo propulsor a diesel, as rodas traseiras são acionadas pelo elétrico, o que permite tração nas quatro rodas.
Todo o conjunto é gerenciado eletronicamente, o que proporciona redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2 e ainda um ganho de potência. No total, são 200 cv. O carro conta ainda com direção elétrica, função boost em aceleração e sistema start/stop. Além do Hybrid4, os consumidores também podem optar pelos já conhecidos motores 1.6 e-HDi de 112 cv, 2.0 HDi de 163cv e o 1.6 THP a gasolina, com 156 cv ou 200 cv.
Se no exterior o DS5 se mostra ousado, com grandes entradas de ar na dianteira, grade cromada e faróis de LED, no interior se destaca o requinte do acabamento, com muito couro, alumínio e madeira. A qualidade de equipamentos embarcados acompanha o alto nível: telas de LCD, ar-condicionado digital, head-up display colorido, bancos elétricos e freio de mão automático são alguns dos acessórios que tornam o DS5 o modelo mais bem equipado da linha de luxo da Citröen.
O preço do DS5 parte de 29.300 euros e chega até 43.750 euros, equivalentes a R$ 71.130 e R$ 106.220. Ainda não é certo que o modelo venha para o Brasil. Mas a Citröen já anunciou, para 2012, a chegada dos outros dois integrantes da família DS em território brasileiro. Além disso, a marca também está desenvolvendo um sedã e um SUV para aumentar a linha de luxo.
Ficha Técnica
Citroën DS5 Hybrid4
Motor: Híbrido. A diesel ou gasolina, 1.997 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote. Turbo-compressor e injeção direta. Elétrico a baterias de íon lítio, de 37 cv.
Transmissão: Câmbio automático de seis marchas a frente e uma ré. Tração integral.
Potência máxima: 200 cv a 3.850 rpm.
Torque máximo: 28 kgfm entre 1.700 e 4.500 rpm
Diâmetro e curso: 85 X 88 mm.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson. Traseira independente do tipo multilink.
Freios: Dianteiros a disco ventilados e traseiros sólidos
Carroceria: Crossover de cinco portas com cinco lugares. Com 4,52m de comprimento, 1,87 de largura e 1,53m de altura e 2,72 de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina.
Peso: 1.660 kg.
Capacidade do porta-malas: 465 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Sochaux, França.
Lançamento: 2011.
Itens de série: Computador de bordo Touch screen, volante aquecido e regulável, freio de estacionamento elétrico, tapetes de proteção massageadores no banco do motorista com ajuste na lombar, elevadores dianteiros e traseiros elétricos, ativação automática do pára-brisa, retrovisores eletrônicos, rodas de liga leve 18 polegadas, air bag frontal, lateral, faróis bi-xénon, regulador de velocidade e ABS.
Preço: de 29.300 a 43.750 euros - o equivalente a R$ 71.130 e R$ 106.220.

