Fusca volta como o 200 cv mais barato da categoria

 

Autos - 09/12/2012 - 21:12:46

 

Fusca volta como o 200 cv mais barato da categoria

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O novo Fusca tem preço inicial de R$ 76,6 mil

O novo Fusca tem preço inicial de R$ 76,6 mil

Esqueça tudo o que você sabe sobre o Fusca. A nova versão do ícone da Volkswagen que chega às concessionárias brasileiras deixou para trás as linhas redondas e a delicadeza do New Beetle, renovando sua "simpatia" com um toque de esportividade. Segundo preços sugeridos pelas montadoras, o novo Fusca (sim, o nome voltou) oferece 200 cavalos de potência pelo menor preço do mercado, mas ainda está bem longe de ser o "popular" que liderou as vendas no Brasil por décadas.

De acordo com a marca alemã, o modelo com transmissão manual custa R$ 76.600. O Jetta Highline, que utiliza o mesmo motor turbo 2.0 l, parte de R$ 82,3 mil. Na mesma faixa de preço, embora de segmentos diferentes, quem se aproxima mais é a nova S10, por R$ 82,6 mil, porém com 180 cv, e a Captiva, por R$ 89.900 e com 185 cv. Com isso, a marca pretende roubar vendas dos rivais diretos Audi A1, que começa por R$ 94 mil e tem 122 cv, e Mini Cooper, que não sai por menos de R$ 86,9 mil com os mesmos 122 cv.

O design ainda lembra o antecessor, mas ganhou linhas menos arredondadas, ficou mais perto do chão e melhorou a eficiência aerodinâmica. De acordo com o supervisor de design da Volkswagen no Brasil, Guilherme Knop, as mudanças deixaram o modelo "mais masculino e robusto", invocando o detalhes do antigo Fusca. Para ajudar, rodas de liga leve de 17 polegadas são itens básicos e o sistema de som com 400W é da Fender - a lendária marca de guitarras usadas por ícones de rock'n roll.

O lugar para o vaso de flor que ficava à direita do volante foi "comido" pelos cavalos (de potência), brinca o diretor de marketing, Axel Schroder, que também explicou parte do "retorno às origens". "Voltamos com o nome Fusca porque faz parte da cultura brasileira. É um dos poucos carros 'amados' no País. Já tivemos um bom retorno dos consumidores, o que reflete a identidade forte que ele tem", disse. A montadora importou uma cota inicial de 1.300 unidades e não há previsão de novas remessas até março, por conta das regras do novo regime automotivo, que entra em vigor em janeiro.

Teste
Equipada com transmissão automática DSG, a versão testada na região de Campinas (SP) não sai por menos de R$ 80.990, mas deve ser a melhor opção para os interessados. A dupla embreagem do sistema DSG tem trocas quase imperceptíveis e responde com reduções quando o acelerador é pisado até o fim, mostrando toda a força do motor turbo de 2.0 l. O torque máximo (280 Nm) chega já a partir de 1.700 rpm. De acordo com a Volkswagen, a velocidade máxima é de 223 km/h (limitada eletronicamente) e aceleração de zero a 100 km/h é feita 7s5.

Para quem prefere "sentir" o carro pelas trocas de marcha, o modo semiautomático é acionado diretamente quando se toca em uma das "borboletas" localizadas na parte posterior do volante, com fácil alcance das mãos. Mesmo em aceleração ou em curvas, o Fusca mostra que as mudanças para garantir estabilidade diante da potência oferecida foram acertadas. Além de esportivo, o aerofólio traseiro também ajuda a manter o carro no chão.

O interior com "aparência" de fibra de carbono seria dispensável, mas está de acordo com a proposta de unir o retrô e a tecnologia. Assentos esportivos, volante de três raios em couro, soleiras e pedaleiras com alumínio acentuam a esportividade. Acima do sistema de áudio e navegação, os três instrumentos auxiliares (temperatura de óleo, relógio com cronômetro e medidor de pressão do turbo) fazem parte dos elementos decorativos, já que não têm informações importantes e nem ficam no campo de visão direto do motorista.

À gosto do cliente, o acabamento pode ficar mais "exagerado", com opções de cores e iluminação interna em vermelho, branco e azul. Para os passageiros traseiros, a sensação de espaço melhorou com o teto mais longo, mas o espaço ainda comporta dificilmente duas pessoas. Para uma posição agradável no banco de trás, é preciso que os dianteiros estejam puxados mais para frente, ou seja, um motorista de grande estatura não permite alguém confortável imediatamente atrás.

No geral, o novo Fusca deve atrair a atenção dos brasileiros, primeiro pela "volta às raízes" que deve satisfazer os amantes e colecionadores do modelo, e segundo pela esportividade. Os faróis dianteiros redondos e o formato do capô ainda fazem você imaginar aquela "carinha simpática", prestes a conversar como no filme clássico "Se meu Fusca falasse¿, de 1968. Mas não se engane, quando essa "carinha" aparecer no seu retrovisor, ela não vai ser tão "boazinha" assim. É um bom começo para as comemorações de 60 anos da Volkswagen no Brasil, que serão completados no dia 23 de março de 2013.

 

Ficha Técnica

 

Volkswagen Fusca 2.0 TSI

 

Motor: A gasolina, dianteiro, transversal, 1.984 cm³, quatro cilindros em linha, turbo, com quatro válvulas por cilindro e comando duplo de válvulas no cabeçote. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 200 cv a 5.100 rpm.

Aceleração 0-100 km/h: 7,5 s.

Velocidade máxima: 223 km/h.

Torque máximo: 28,5 kgfm entre 1.700 e 4 mil rpm.

Diâmetro e curso: 82,5 mm x 92,8 mm. Taxa de compressão: 9,6:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira do tipo Multilink, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos. Oferece controle eletrônico de estabilidade.

Pneus: 215/55 R17.

Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. 

Carroceria: Cupê em monobloco com duas portas e quatro lugares. Com 4,27 metros de comprimento, 2,02 m de largura, 1,48 m de altura e 2,53 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cabeça.

Peso: 1.364 kg em ordem de marcha.

Capacidade do porta-malas: 310 litros.

Tanque de combustível: 55 litros.

Produção: Puebla, México.

Lançamento mundial: 2012.

Itens de série: Acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bancos com ajustes elétricos, apoios de cabeça com sistema anti-ricochete, ar-condicionado automático, ABS, EBD, BAS, sistema detector de fadiga, bancos com aquecimento, rádio/CD/MP3/Bluetooth, coluna de direção ajustável eletricamente, cruise control, luzes de led, controle de establidade e de tração, trio elétrico, airbags frontais, laterais e de cabeça.

Preço: a partir de R$ 76.600.

 

O novo Fusca ainda está bem longe de ser o "popular" que liderou as vendas no Brasil por décadas

O novo Fusca ainda está bem longe de ser o "popular" que liderou as vendas no Brasil por décadas

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Vídeo
http://youtu.be/8yazOo-kGs8