O Twitter anunciou nesta segunda-feira uma parceria com o instituto Nielsen para criar um ranking do engajamento dos espectadores de TV no microblog. Segundo a rede social do passarinho azul, canais de TV "constantemente" pedem uma ferramenta padrão para medir como o público que está online fala sobre os programas da telinha.
De acordo com nota no blog oficial do Twitter, o ranking será inteiramente baseado nos dados da rede social. As informações vão também fazer parte da avaliação que o Nielsen já faz dos canais de televisão.
O acordo cobre apenas usuários e canais dos Estados Unidos, segundo o comunicado do Nielsen. O início das medições está marcado para o início das temporadas de outono da TV americana, em 2013.
"Como a empresa líder de mensuração de mídia, reconhecemos que o Twitter é a fonte proeminente de dados sobre engajamento em tempo real com a televisão", explicou Steve Hasker, presidente de Produtos e Soluções Publicitárias de Mídia Global do Nielsen.
"Esse esforço reflete a visão de futuro do Nielsen da natureza evolutiva da experiência de assistir TV, e estamos ansiosos para colaborar com os parceiros do ecossistema do Twitter nessas métricas, para ajudar as emissoras e os anunciantes a criar experiências verdadeiras de TV social", completou Chloe Sladden, vice-presidente de Mídia do Twitter.
"A proliferação de smartphones e tablets criou uma audiência 'conectada' substancial, que ao mesmo tempo assiste TV e acessa a internet. Isso gera oportunidades para que os provedores de conteúdos como a CBS ofereçam recursos interativos aos espectadores. À medida que esse engajamento do público evolui em uma atividade regular, apresenta-se a possibilidade da CBS de melhorar a experiência dos espectadores e dos anunciantes", afirma David Poltrack, executivo chefe de Pesquisa da CBS.
"O Twitter é um mensageiro poderoso e é muito divertido para os fãs dos nossos programas, dando a eles a oportunidade de se engajar, conectar e emitir suas opiniões diretamente entre si e para nós", completa Peter Rice, chairman e CEO da Fox Networks Group.
|