"> Morre José Maria Marin, ex-governador de SP e ex-presidente da CBF, aos 93 anos

 

Politica - 20/07/2025 - 10:02:22

 

Morre José Maria Marin, ex-governador de SP e ex-presidente da CBF, aos 93 anos

 

Da Redação .

Foto(s): Divulgação / Thomaz Silva / Abr

 

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marín morreu, aos 93 anos, na madrugada deste domingo (20), em São Paulo.

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marín morreu, aos 93 anos, na madrugada deste domingo (20), em São Paulo.

José Maria Marin, ex-governador de São Paulo e ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), morreu neste sábado (20), aos 93 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi oficialmente divulgada até o fechamento desta edição, mas ele estava afastado da vida pública há anos por questões de saúde. Marin marcou a história do país tanto na política quanto no esporte com uma trajetória que atravessou o regime militar, o futebol profissional e o centro de escândalos internacionais.

Natural da capital paulista, Marin foi deputado estadual e vice-governador antes de assumir o governo de São Paulo em 1982, após a saída de Paulo Maluf. Em sua breve gestão, esteve à frente de um dos estados mais importantes do Brasil ainda sob a influência do regime militar. Membro da antiga Arena e, depois, do PDS, sua atuação política foi sempre associada aos grupos conservadores da época.

A notoriedade nacional, no entanto, veio com o futebol. Marin foi presidente da Federação Paulista de Futebol e, posteriormente, da CBF entre 2012 e 2015. Durante sua gestão, o Brasil sediou a Copa do Mundo de 2014. Ele também chegou a ocupar uma das vice-presidências da FIFA.

O nome de José Maria Marin também esteve no centro de um dos maiores escândalos de corrupção do futebol mundial. Em 2015, ele foi preso na Suíça durante uma operação deflagrada pelo FBI e pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, acusado de envolvimento em um esquema de propinas milionárias por contratos de marketing esportivo. Em 2018, foi condenado a quatro anos de prisão por corrupção, mas cumpriu parte da pena em prisão domiciliar por motivos de saúde, sendo libertado em 2020.

Apesar das polêmicas, Marin é lembrado como um dirigente influente no futebol nacional e figura representativa da política paulista nos anos 1980. Ele deixa esposa e filhos.

O velório e enterro devem ocorrer em cerimônia reservada à família.

Contexto histórico e legado

José Maria Marin foi uma das últimas figuras ainda vivas com ligação direta à política da ditadura militar e à transição democrática no Brasil. Ao longo da carreira, transitou com facilidade entre os palácios do governo e os bastidores do futebol, usando da influência política para se projetar no esporte e vice-versa.

Seu nome ficará marcado por uma gestão controversa na CBF e pela prisão que simbolizou o ápice da crise ética no futebol mundial. Ainda assim, seu protagonismo na história recente do Brasil, tanto política quanto esportiva, é inegável.

Links
Vídeo