Palmeiras 0 x 1 Flamengo – Final
Gol do Flamengo: Danilo (22' do 2ºT)
CONMEBOL Libertadores 2025 - Estádio Monumental, Lima (Peru) – 29 de novembro de 2025
O Flamengo venceu o Palmeiras por 1 a 0 neste sábado, 29 de novembro de 2025, e se tornou o primeiro clube brasileiro tetracampeão da CONMEBOL Libertadores! De quebra, o Mengão garantiu sua vaga na Copa Intercontinental da FIFA 2025™ e no Mundial de Clubes da FIFA 2029™.
O placar apresenta zerado até a metade do segundo tempo. Coube ao zagueiro Danilo (bicampeão da Liga dos Campeões da UEFA com o Real Madrid) a honra de fazer o gol do título flamenguista com um cabeceio forte em escanteio batido por Arrascaeta. Mais um troféu continental no currículo do veterano!
O clube rubro-negro do Rio de Janeiro disputou a decisão da Libertadores pela quinta vez. A única derrota sofrida pelo Flamengo na final foi de 2021, contra o Palmeiras – por isso, o reencontro em 2025 foi visto como revanche, com o confronto entre os dois clubes já consolidados como uma das maiores rivalidades do Brasil .
Esta foi a sétima final entre os tempos brasileiros na Libertadores, a quinta nos últimos seis anos. Dominante, o Brasil igualou o número de títulos dos clubes da Argentina (agora, são 25 para brasileiros e 25 para argentinos).
Com a conquista do quarto título continental, o Flamengo passou a ter um duelo marcado contra o Cruz Azul, do México, pelo Derby das Américas da FIFA 2025 (a primeira etapa eliminatória dos clubes latinos na Copa Intercontinental da FIFA 2025). O jogo está previsto para ocorrer em Doha, no Catar, em 10 de dezembro.
O jogo
Desde o início, ficou claro o quão intensa (física e emocionalmente) é essa rivalidade que esquentou muito no futebol brasileiro nos últimos anos. O Flamengo começou com maior posse de bola, centralizando a maioria de suas jogadas no genial craque Arrascaeta – finalizando ou lançando Samuel Lino e Bruno Henrique –, mas o multicampeão Palmeiras de Abel Ferreira lutou pelos contra-ataques com o vigor do incansável Vitor Roque.
Foi com esses nomes que o jogo teve suas primeiras chances. Aos 15 minutos, Samu Lino quase fez a festa rubro-negra ao receber de Arrascaeta, cortar para o meio e chutar cruzado. A bola passou perto da trave e deu força aos gritos nas arquibancadas em Lima. Pouco depois, em contragolpe cadenciado, o Palmeiras levou perigo com um cruzamento de Khellven para Vitor Roque, que cabeceou para o chão e viu a bola sair por cima do travessão.
Um dos grandes lances de perigo do primeiro tempo, porém, saiu um pouco antes do intervalo: Carrascal fez ótimo lançamento em profundidade para Bruno Henrique, e o atacante flamenguista conquistou a bola antes do goleiro Carlos Miguel e tocou para o meio da área. Por pouco, o palmeirense Piquerez conseguiu afastá-la.
Outro jogador do Palmeiras acabou sendo herói no segundo tempo: Gustavo Gómez impediu a finalização venenosa de Arrascaeta depois de uma falha de Murilo na saída de bola alviverde. Um pouco antes, o Palmeiras havia bombardeado o gol de Rossi com chutes sequenciais de Allan e Flaco López, mas sem sucesso.
A tensão e o nervosismo cresciam a cada minuto com o placar zerado – sobretudo porque um empate no tempo regulamentar levaria a decisão para a prorrogação. Mas até os nervos trazem lições importantes.
Afinal, a forte carga emocional deixava claro que faltava alguém usar a cabeça. Sempre elogiado pelo intelecto, Danilo entendeu isso de maneira literal aos 22 minutos do segundo tempo, cabeceando para o gol após um escanteio batido por Arrascaeta. Enfim, a festa explodiu na metade rubro-negra do Estádio Monumental!
O Palmeiras não desistiu, como era de se imaginar. Pouco depois do gol do Flamengo, Vitor Roque pressionou o próprio Danilo e conseguiu roubar uma bola, que sobrou para Flaco López tentar um chute travado. Nos minutos seguintes, Murilo bateu cruzado para fora, e Vitor Roque colocou força excessiva em uma finalização.
O que aconteceu nos 20 minutos finais pode ser resumido por uma frase de um dos históricos hinos flamenguistas: " Flamengo, Flamengo, sua glória é lutar ". O Mengão bateu para manter a vantagem no placar até o apito final, contando com um desvio providencial do herói Danilo em uma rampa de Vitor Roque, e por pouco não ampliou a vantagem na cobrança de falta venenosa de Everton "Cebolinha".
Foi assim, com a glória da luta e o grito de mais de 40 milhões de torcedores, que o Flamengo venceu a cobiçada Copa Libertadores pela quarta vez em sua grandiosa história. A América é rubro-negra de novo!
Com uma palavra
"Eu não imaginava nem jogar finais assim [quando era criança]. Eu sempre imaginei chegar longe – não tão longe assim –, mas também não sabia que seria tão difícil. Eu falei hoje no vestiário, antes do jogo, que a gente teve muito sacrifícios como equipe, mas cada um tem seus sacrifícios que ninguém vê. Foi o que eu pedi: que a gente colocasse o nosso ânimo nesse que ninguém vê, o que a gente passa em nossas casas, no nossos íntimos. O que eu diria para o Danilo criança é: permita-se sonhar, porque se você pode sonhar, você pode realizar." – Danilo, autor do gol do título do Flamengo (e torcedor flamenguista desde a infância)

"É difícil expressar os sentimentos nesse momento. Voltar aqui, ser campeão de novo com a nossa torcida, não tem palavras. Era muito importante retribuir o esforço da minha família com essa taça. Agora só quero comemorar com a nossa gente. Não posso pensar no jogo do Brasileirão agora. A gente merece comemorar, porque toda essa equipe se apresentou muito nesse ano. Não tem palavras para esse momento, é incrível." – Giorgian de Arrascaeta, meio-campista do Flamengo
"O que está apostando na minha cabeça não tem explicação. Parabenizar todo o mundo pelo esforço que o tempo fez. Lutamos muito para estar aqui, e conquistar o título é muito gratificante. Essa gente vence por horas e horas, dias e dias, para nos apoiar aqui. Não tem explicação, é algo incrível. Somos campeões e os justos merecedores do título. Somos um grande momento, e hoje isso ficou demonstrado no campo." – Agustín Rossi, goleiro do Flamengo
"Tentamos e fizemos de tudo. Infelizmente, não conseguimos. Temos de aceitar e seguir trabalhando. O Palmeiras sempre tem de lutar e competir por tudo." – Flaco López, atacante do Palmeiras
O Flamengo no Mundial de Clubes da FIFA™
O Flamengo disputou o Mundial de Clubes da FIFA 2025™ , a edição inaugural do novo formato do torneio global interclubes da FIFA. O Mengão passou por um grupo com Chelsea (e venceu no confronto direto o time inglês, que acabou sendo campeão), Esperance e Los Angeles FC, mas foi eliminado pelo Bayern de Munique nas quartas.
Com o título da Libertadores de 2025, o Flamengo se classificou para o Mundial de Clubes da FIFA 2029™.