O Programa de Alimentação Mundial (PAM) da ONU está patrocinando o lançamento do Food Force, um videogame cujo objetivo é ajudar crianças de todo o mundo a entender os problemas do combate à fome. “O game em si vai ser alguma coisa entre Tomb Raider e uma palestra do PAM”, explica o seu criador, Mike Harrison. “Começa com um pequeno filme que explica a crise em um país imaginário, assolado por uma seca e por uma guerra civil - duas das principais razões para a fome no mundo”, disse Harrison em entrevista à BBC.
O desafio para os jogadores é completar uma série de missões guiados por uma equipe do PAM.
Uma das missões consiste em jogar rações de comida por ar em uma cidade que parece a do videogame Sim City.
E a ajuda alimentar é usada pelos jogadores para reconstruir a economia do país. Ao final de cada missão, os jogadores assistem a um filme bem curto, explicando como a agência da ONU teria lidado com a situação na vida real. Também vai ser possível comparar a pontuação com outras crianças ao redor do mundo, no site do Food Force.
O lançamento vai ser no final deste ano, em versões para PC e para Mac, nos Estados Unidos.
Mas vai ser possível baixar o jogo de graça na internet. Uma empresa italiana de design gráfico foi contratada para criar o Food Force.
A Deepend tem sede em Roma, onde também fica o quartel-general do PAM. “Nós fizemos várias sessões de testes em Roma com grupos de crianças de idades diferentes e a resposta tem sido muito boa”, afirmou Harrison. “As crianças lembram cerca de 75% das informações sobre o PAM”, diz.
|