Equipamento executou mais de 34 mil transações por minuto; empresa tem dois servidores entre os dez melhores com um processador no ranking TPC.
A Itautec, fabricante nacional de alta tecnologia, anunciou que o servidor Itautec Infoserver 5030 5450 bateu o recorde mundial de performance com um processador na sua categoria. O equipamento atingiu 34.349 transações por minuto (tpmC), em simulações realizadas no Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.
O servidor utiliza um processador Intel Xeon MP de 2.8 GHz (tecnologia HTT) e Microsoft SQL Server 2000 Enterprise Edition como banco de dados. Durante os testes, são simuladas transações tipicamente comerciais, como pagamento, entregas, novos pedidos, nível de estoque e situação de pedidos.
O processo incluiu a manutenção do volume de transações por no mínimo duas horas e testes de recuperação de dados após a interrupção do sistema.
Este é o segundo recorde deste ano da Itautec publicado e validado pelo Transaction Processing Performance Council (TPC), órgão mundial especializado em auditoria de desempenho, que certifica máquinas de alta performance.
O primeiro foi registrado em maio, com o Infoserver 3254, com um processador Intel Xeon DP de 3.06 GHz.
O Infoserver 5030 5450 superou outros 17 resultados publicados com sistema operacional Windows Server 2003.
A máquina está em segundo lugar no ranking geral do TPC-C, que inclui CPUs de 2.8 GHz a 3.2 GHz. O Infoserver 3254 mantém o recorde dos servidores de 3.06 GHz e está na oitava posição no ranking completo.
Ao atestar a capacidade dos equipamentos, a certificação auxilia as empresas na escolha do tipo de plataforma ou da máquina mais adequada à carga de trabalho que será exigida. “Estas conquistas comprovam que a Itautec está desenvolvendo e aprimorando o conhecimento nacional na concepção e ajustes de servidores para processamento de alto desempenho”, afirmou o gerente-executivo de Análise Comercial, Flávio Meyer de Paula Philbert.
Com as certificações TPC, a Itautec prevê um incremento nas vendas de suas máquinas e também um ganho de share em projetos que envolvem soluções completas – compostas por servidores, redes, micros e software – uma vez que essa certificação TPC atesta a qualidade da arquitetura completa.
Os testes do TPC são realizados no Brasil desde maio de 2003, no centro tecnológico implementado pela Itautec num acordo de cooperação com a UFPE.
A empresa mantém investimentos de R$ 1 milhão anuais no laboratório e na especialização da equipe em ajustes de performance. A equipe do laboratório, composta por sete pessoas, é coordenada pela professora e diretora do CIn, Ana Carolina Salgado.
|