A nova versão do MyDoom é, provavelmente, o vírus mais estranho visto até o momento, já que inclui uma descrição de seu funcionamento e uma foto do suposto autor do temível vírus Netsky.
O vírus é de baixa periculosidade, mas deixou os especialistas desconcertados: “parece como se quisessem nos ajudar, o que é raro”, disse Mikko Hypponen, diretor da empresa antivírus F-Secure.
“A fotografia pode querer indicar que MyDoom ganhou a batalha dos vírus, mas Netsky estava com um alcance muito maior do que o MyDoom”, assinala Hypponen.
O código em questão inclui a fotografia de Sven Jaschan, um estudante de 18 anos que foi acusado na semana passada pelas autoridades alemãs de estar por trás de 70% das epidemias que assolaram a rede este ano. Quando Jaschan foi detido, em maio, ele reconheceu ter desenvolvido o vírus Sasser e mais de uma dúzia de variantes do Netsky.
Recentemente apareceram novas versões do MyDoom, o que faz os especialistas pensarem que seus criadores poderiam estar tentando melhorar o projeto original do vírus.
Uma das versões incluía, inclusive, uma oferta de trabalho, segundo o News.com, o que mostra o caráter extravagante destes criminosos.
|