ABCD - 08/08/2018 - 17:17:21

 

São Bernardo implementa programa Escola de Pais

São Bernardo implementa programa Escola de Pais

 

Da Redação com agências

Foto(s): Ricardo Cassin/PMSBC

 

Iniciativa tem o objetivo de aproximar pais dos alunos da rede municipal por meio de debates sobre a educação de crianças e adolescentes

Iniciativa tem o objetivo de aproximar pais dos alunos da rede municipal por meio de debates sobre a educação de crianças e adolescentes


A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta terça-feira (07/08) as atividades do programa Escola de Pais. O principal objetivo da iniciativa é criar ambiente em que os pais sintam-se à vontade para conversar abertamente sobre relacionamento familiar, assunto que nem sempre gera conforto ao responsáveis pelas crianças.

A primeira reunião ocorreu no Teatro Inezita Barroso, no bairro Santa Terezinha, e serviu como uma apresentação oficial do programa, que deve ser desenvolvido por meio de encontros periódicos. A palestra ministrada pela secretária de Educação, Silvia Donnini, teve como tema “Relação Escola e Família: Difícil, fácil ou necessária?”.

Entre os assuntos que podem ser abordados ao longo das reuniões estão a educação e cuidados básicos com a criança, as fases do desenvolvimento infantil e seus comportamentos, além de sentimentos infantis esperados em cada fase, alimentação saudável e promoção da saúde, cidadania, adolescência, drogas e sexualidade, entre outros temas.

Tanto os pais quanto as equipes escolares podem sugerir demandas, além de dar sugestões e ideias tendo como objetivo a melhoria das relações entre a escola e família. A dinâmica do Escola de Pais deve contemplar rodas de conversa ou palestras, utilizando-se de apresentações de vídeos, músicas, dinâmicas de grupo, debates de ideias e estudos mais aprofundados dos temas.

Os facilitadores poderão ser os próprios profissionais da rede, além de profissionais que poderão participar de forma voluntária - psicólogos, nutricionistas, advogados e profissionais da saúde.

ESTÍMULO - Para o prefeito Orlando Morando, a aproximação da escola com os pais é um ponto importante para a consolidação dos projetos educacionais da cidade. “A Administração quer ampliar a integração entre as escolas e os pais. Os responsáveis tem todo o direito de conferir a qualidade do ensino oferecido na cidade”, destacou. O chefe do Executivo acrescentou que o contato com os pais será constante. "Pretendemos institucionalizar a relação. É algo que faz parte do plano de governo que apresentamos", prosseguiu Morando.

A secretária de Educação, Silvia Donnini, por sua vez, elencou outros objetivos do programa Escola de Pais. “O núcleo dessa iniciativa é o de facilitar a promoção da educação integral da criança. O estímulo da família a acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno é importante neste processo”, comentou.

A titular da Pasta acredita também que o contato mais próximo com os pais vai colaborar para os responsáveis entendam as mudanças no comportamento dos alunos da rede municipal. “Queremos proporcionar aos pais maior conhecimento e compreensão sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente”, complementou a secretária Silvia.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Justificativa eleitoral pode ser feita pela internet


Vagas do Mais Médicos são reabertas


Maioria do TSE rejeita ação do PT contra Bolsonaro


Conselho de Ética arquiva representação contra deputados petistas


Onyx apresenta lista dos 22 ministérios do governo Bolsonaro


Receita e PF apreendem mais de 285 kg de cocaína no Porto de Santos